Eventos gratuitos promovidos por Médicos Sem Fronteiras conectam Recife com a ajuda humanitária

Organização humanitária internacional apresenta exposições, filmes, debates e contação de histórias para diversos públicos; abertura oficial terá cinema a céu aberto no Parque Dona Lindu

Eventos gratuitos promovidos por Médicos Sem Fronteiras conectam Recife com a ajuda humanitária

A partir de 27 de agosto até 11 de setembro, Recife será sede do Conexões MSF, que leva a cidades brasileiras eventos sobre a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e o tema da ajuda humanitária. Conexões MSF, organizado em colaboração com instituições e empresas locais, inclui exposições, filmes, conversas, passeio ciclístico, além de uma intervenção artística num muro da cidade. As atividades foram distribuídas em diferentes horários e locais para promover uma conexão entre a população do Recife e a ajuda humanitária.

“O objetivo do Conexões MSF é aumentar o conhecimento do público sobre estas crises, o trabalho da organização e o sofrimento enfrentado pelas pessoas atendidas em nossos projetos”, explica a diretora de comunicação de MSF-Brasil, Alessandra Vilas Boas.

A ampla programação foi pensada para diferentes públicos, das crianças a profissionais especializados. Ela inclui, ainda, a pré-seleção de candidatos para trabalhar com MSF em cerca de 70 países. Haverá também um debate entre profissionais de MSF e representantes de instituições locais sobre doenças negligenciadas, como a doença de Chagas.

Uma sessão de cinema a céu aberto no Teatro Luiz Mendonça e na esplanada do Parque Dona Lindu marcará a abertura oficial do Conexões MSF. A exibição do filme Affliction – o Ebola na África Ocidental será seguida de um bate-papo com profissionais de MSF e contará com a mediação do jornalista Francisco José. O evento terá, ainda, a participação dos cordelistas Davi Teixeira e Meca Moreno.

Este e outros quatro documentários – Acesso à Zona de Perigo, Caminhos da Vacina, Fogo nas Veias e MSF (Un)limited serão exibidos nos auditórios Jaime Scherb/UPE, Jorge Lobo/CCS/UFPE e nas unidades Paço da Alfândega e Shopping RioMar da Livraria Cultura, assim como na Fundação Joaquim Nabuco. Algumas das sessões serão seguidas de bate-papos com profissionais experientes nos contextos abordados.

Conexões também é o nome da exposição fotográfica montada na Galeria Janete Costa. As 72 imagens sintetizam o trabalho de MSF, que atende pessoas em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais ou sem nenhum acesso a cuidados de saúde. Essa ajuda é oferecida exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política, e de forma independente de poderes políticos e econômicos.

Já no Parque da Jaqueira, é possível ver a mostra interativa itinerante Caminhos da Vacina. Por meio de fotos, vídeos, textos e mapas, o visitante conhecerá os desafios para vacinar populações em áreas remotas do mundo. Barreiras que impedem, anualmente, cerca de 22 milhões de crianças com menos de um ano de idade de serem adequadamente imunizadas contra os principais algozes da infância.

Ali no parque e na Vila 7, sessões de contação de histórias prometem despertar a solidariedade nas crianças, abordando temas como refugiados e doença de Chagas de forma lúdica.

Atividade exclusiva para profissionais e estudantes de comunicação, a oficina de jornalismo Ajuda humanitária em pauta – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias discutirá o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo e dará dicas sobre como fazer as coberturas desses contextos.

O Conexões MSF se propõe, ainda, a levar para cada cidade visitada uma intervenção artística de caráter permanente, para manter viva a lembrança da ajuda humanitária. A partir de relatos de profissionais de MSF sobre suas experiências em diversas situações, artistas convidados representam com sua arte o que interpretam dos textos. No Recife, a realização deste Diário de Arte caberá ao Cores do Amanhã Movimento Social e Cultural. A obra ficará na Rua Barão Rodrigues Mendes, ao lado do Posto de Informações Turísticas no Recife Antigo.

 

Serviço
O que: Conexões MSF – Recife conectado com a ajuda humanitária, série de eventos gratuitos promovidos pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras em colaboração com Avianca Cargo, Cia. Agora Eu Era, Cores do Amanhã Movimento Social e Cultural, Davi Teixeira, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana, Fundação Joaquim Nabuco, Galeria Janete Costa, J. Sholna Reproduções Gráficas Especiais, Livraria Cultura, Meca Moreno, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Porto Social, Rafa Mattos, Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, Secretaria de Cultura do Recife, Secretaria de Turismo e Lazer, Teatro Luiz Mendonça, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Vila 7

Quando: 27 de agosto a 11 de setembro, em diversos horários – ver programação; abertura oficial será marcada por uma sessão de cinema a céu aberto seguida de bate-papo com profissionais de MSF em 28 de agosto, às 19h; as exposições permanecerão mais tempo na cidade – Caminhos da Vacina até 25 de setembro e Conexões até 02 de outubro
Onde: A sessão de cinema a céu aberto será no Teatro Luiz Mendonça e esplanada do Parque Dona Lindu. Demais eventos acontecem na Fundação Joaquim Nabuco, Galeria Janete Costa, Livraria Cultura Paço da Alfândega e Shopping RioMar, Parque da Jaqueira, Recife Antigo do Coração, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Vila 7 e Rua Barão Rodrigues Mendes, ao lado do Posto de Informações Turísticas no Recife Antigo
Programação completa disponível em msf.org.br/conexoes

Onde: A sessão de cinema a céu aberto será no Teatro Luiz Mendonça e esplanada do Parque Dona Lindu. Demais eventos acontecem na Fundação Joaquim Nabuco, Galeria Janete Costa, Livraria Cultura Paço da Alfândega e Shopping RioMar, Parque da Jaqueira, Recife Antigo do Coração, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Vila 7 e Rua Barão Rodrigues Mendes, ao lado do Posto de Informações Turísticas no Recife Antigo

Programação completa disponível em msf.org.br/conexoes

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print