HIV na República Centro-Africana: “Se você oferecer cuidados, as pessoas virão”

Dra. Christine Bimansha Mbombo, de MSF, fala sobre o novo projeto de HIV/Aids em Bangui, capital da RCA

HIV na República Centro-Africana: “Se você oferecer cuidados, as pessoas virão”

Apenas três meses depois de começar um projeto que oferece tratamento para casos avançados de HIV/Aids em apoio ao Hospital Comunitário de Bangui, capital da República Centro-Africana (RCA), a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteira (MSF) está ampliando suas atividades para responder à alta demanda por tratamento. A dra. Christine Bimansha Mbombo, médica de referência de MSF, fala sobre o projeto.

“Como médica de longa data de MSF, já participei de diversas situações difíceis. Ainda assim, eu fiquei chocada quando comecei a trabalhar no nosso projeto de HIV/Aids em Bangui. É incrível que, ainda hoje, as pessoas ainda morram de Aids!

Apenas 18% das pessoas que vivem com HIV na RCA estão em tratamento antirretroviral (Tarv), e podemos ver as consequências de um acesso tão limitado a esses medicamentos que salvam vidas. Também vemos de perto as consequências de uma crise contínua, que faz com que pessoas interrompam seus tratamentos ou percam o acompanhamento.

No grande hospital geral em que damos suporte à ala interna e ao laboratório, 40% das admissões são casos de HIV-positivo e 20% das mortes são causadas por Aids, ainda que a prevalência de HIV no país seja considerada baixa. A maioria das pessoas estão no estágio 3 ou 4 da Aids e apresentam sérias infecções oportunistas, como tuberculose, meningite criptocócica e sarcoma de Kaposi, improváveis para os que fazem uso de antirretrovirais.

Ainda que já soubéssemos das carências e falhas na oferta de tratamento para a Aids, não esperávamos uma demanda tão alta por nossos serviços. Quando iniciamos o nosso projeto em colaboração com o Hospital Comunitário, tínhamos 16 leitos e estávamos preparados e equipados para receber cerca de 55 pessoas por mês. Agora, nós recebemos mais de 100 pessoas por mês, algo muito além da nossa capacidade. O resultado disso é que elas só podem ficar quatro ou cinco dias no hospital para dar espaço a outros, ainda que estejam doentes a ponto de precisarem ficar internados por pelo menos duas semanas, por exemplo.  Desse modo, estamos ampliando a nossa capacidade para 40 leitos, sendo 10 deles na unidade de terapia intensiva.

Além disso, metade das pessoas que atendemos nem sabem que têm o vírus. O estigma é tão forte que aqueles que conhecem o seu status são muitas vezes vistos com párias da sociedade e abandonados por todos. Anunciar um resultado positivo de HIV é extremamente difícil. Eu diria que entre 5% e 10% das pessoas recém-diagnosticadas no nosso serviço negam completamente o que dizemos a eles, especialmente os mais escolarizados. Algumas pessoas até fazem o tratamento para as doenças oportunistas, mas se recusam a tomar os antirretrovirais que mantém o vírus sob controle e protegem o organismo dessas doenças. Eu diria que essas pessoas prefeririam estar mortas a ter de viver com HIV. No mês passado, a taxa de readmissão foi de 5%.

Antes de ser enviada a Bangui, eu estava trabalhando em Tete, Moçambique, onde MSF apoia serviços de tratamento de HIV nas comunidades. Como acontece na maioria das vezes em países do sul e do leste da África com alta prevalência de HIV, as pessoas sabem dizer exatamente como seu sistema imunológico está reagindo ao vírus e pedem para ter a sua carga viral testada. Em Bangui, porém, é completamente diferente. Quando cheguei, eu me perguntava: “O que está acontecendo aqui? As pessoas não recebem um mínimo de informação pela mídia ou na comunidade?” Mas não, realmente não há nada.

Meu trabalho aqui é difícil, mas nosso projeto é necessário. Não há outro lugar em Bangui que ofereça assistência hospitalar gratuita para pessoas em estágios avançados de Aids. A doença é tão negligenciada que não há um protocolo claro a se seguir para o tratamento de infecções oportunistas e o acesso a medicamentos é bastante difícil.  Ao contrário de Moçambique, onde enfermeiros podem iniciar pessoas no tratamento antirretroviral, apenas alguns médicos no país podem fazer isso.  

A falta de acesso à assistência de saúde é uma realidade para a maioria das pessoas na RCA, mas a situação é ainda mais difícil para aqueles que vivem com HIV, que precisam de tratamento ininterrupto, permanente e diário. Aqueles que foram deslocados por razões de violência não sabem como poderão voltar a receber tratamento. Uma vez que a pessoa já tenha encontrado um centro de tratamento, pode ser muito difícil, caro e arriscado viajar longas distâncias para buscar os medicamentos regularmente.

Não quero dizer que nosso projeto é só uma gota no oceano. Estamos tratando quase 100 pessoas por mês e antes disso não havia nada. Por outro lado, é difícil não me perguntar: e aqueles que ainda não conseguimos alcançar?”

 

MSF atua na RCA desde 1997. O projeto de Bangui, em colaboração com o Hospital Comunitário da cidade, começou em março de 2016 e, desde julho de 2016, está oferecendo tratamento para HIV e tuberculose para cerca de 100 pessoas por mês. Nas instalações de saúde apoiadas por MSF no país, aproximadamente 4.813 pessoas estão sob tratamento antirretroviral – o equivalente a cerca de 19% da população nacional, inclusive de cidades com as maiores taxas de prevalência de HIV. As pessoas têm direito a diagnóstico, tratamento e apoio contínuo para ampliar a adesão ao tratamento gratuitamente. A prestação de serviços de assistência para HIV na RCA é um desafio, com ataques de violência recorrentes, que agravam mais ainda um sistema de saúde já frágil.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print