A última fronteira

Os migrantes presos na Itália arriscam-se para chegar à França

de Mohammad Ghannam, MSF

Gebreel tem dormido no chão duro sob uma ponte na cidade de Ventimiglia, no norte da Itália, por um mês, desesperado, mas até agora incapaz de atravessar a fronteira para a França. Como milhares de outros migrantes que arriscaram suas vidas no mar e agora estão presos na Itália, ele só não perdeu as forças para lutar e completar o último trecho de sua jornada.

Sonhando com segurança

Um nativo de 28 anos das montanhas Nuba, no Sudão, onde seu pai foi morto em um conflito local, Gebreel viajou para a Líbia em 2014 para tentar ganhar a vida e sustentar sua família que ficou em casa. Enquanto os três primeiros anos foram difíceis por causa do caos que consumia o país, sua vida tornou-se um inferno quando ele foi sequestrado para o pagamento de um resgate.

Durante um ano, ele foi mantido em um porão frio e insalubre, onde seus sequestradores atiraram no seu pé, levando à amputação do dedo. Como ele não podia pagar aos sequestradores a soma que eles exigiam, eles o torturaram e ordenaram que ele contatasse sua família. Mas, como a Gebreel era a único provedor da família de seis pessoas, ninguém conseguiu ajudar. Implacáveis, seus sequestradores continuaram pressionando, apagando cigarros em seu corpo e forçando-o a se ajoelhar até que a pele dos joelhos estivesse descascada.

Quando ele finalmente foi liberado, ele não tinha outra escolha senão arriscar sua vida para tentar chegar à Europa. Ele acreditava que ficaria a salvo do perigo na Europa e que poderia encontrar trabalho para sustentar sua mãe e seus irmãos.

"Eu estava doente e muito cansado, mas ainda consegui chegar à Itália. Mas depois de tudo o que aconteceu comigo na Líbia, estou preso aqui, estou sofrendo novamente na Itália ", disse Gebreel.

"Fiquei preso aqui por um mês. Tentei atravessar a fronteira para a França três vezes de trem sem sorte. Não consigo pegar a estrada da montanha porque minhas pernas são muito fracas para fazê-lo. Alguém pode me ajudar? Preciso chegar a um lugar seguro para que eu possa sustentar minha família e a mim mesmo. Estou dormindo debaixo da ponte como um animal e vou ter que ficar aqui por quem sabe quanto tempo. Eu estou tão triste."

Em trânsito

Em 2016, mais de 180 mil solicitantes de asilo chegaram a Itália de barco, estabelecendo um recorde. Até agora neste ano, 94.391 pessoas chegaram à costa do país e muitos deles já saíram do país ou tentaram atravessar a fronteira para a França.

Embora a Itália venha registrando um número recorde de chegadas há vários anos, está cada vez mais claro que o país ficou em grande parte sozinho para lidar com o problema e houve uma notável falta de solidariedade e gestão compartilhada da recepção da migração por parte de outros Estados-membros da UE. Quaisquer que sejam os motivos, o resultado que vemos é que o sistema de recepção da Itália falha em responder as necessidades dos migrantes mais vulneráveis e muitos se sentem indesejados por lá. Também é muito difícil para os migrantes, particularmente os mais vulneráveis, integrarem-se na Itália. Pessoas como Gebreel sentem que não têm escolha senão continuar, até chegarem a países como a Alemanha e a França, onde acreditam que têm uma chance melhor de uma vida digna.

Como consequência das políticas fronteiriças cada vez mais estritas da Europa desde o marcado aumento da migração a partir de 2015, a cidade italiana de Ventimiglia tornou-se um principal ponto de trânsito para as pessoas que tentam continuar a sua jornada para o norte. Muitos migrantes, incluindo mulheres, seus filhos e menores não acompanhados, chegam aqui diretamente depois de fazer uma longa viagem das costas do sul da Itália para o norte. Outros vêm a Ventimiglia depois de terem passado algum tempo em um centro de recepção esperando notícias sobre seu pedido de asilo ou depois de terem sua solicitação de asilo negada.

Esta parte da jornada é cheia de dificuldades e muitos migrantes são pegos pela polícia do lado francês, enquanto tentam atravessar a fronteira. Eles são enviados de volta para a Itália, seja para os centros de acolhimento ou para delegacias de polícia. Uma vez que são libertados, geralmente tentam novamente cruzar para a França, uma e outra vez até que tenham sucesso.

De acordo com os depoimentos dos migrantes, existem duas maneiras para entrar na França saindo de Ventimiglia. Os mais fortes pagam um contrabandista para percorrer uma trilha de montanha arriscada, para chegar na cidade francesa de Menton. Alguns caminham ao longo de uma estrada à noite; ela é tão perigosa que foi apelidada de Travessia da Morte. A maioria dos migrantes tem que tentar várias vezes antes de ter sucesso, já que são enviados de volta pela polícia francesa. Eles dormem no sopé das montanhas, do lado italiano, esperando o anoitecer antes de tentar novamente.

Além disso, alguns migrantes tentam atravessar caminhando através do túnel ferroviário de Ventimiglia até Menton – uma rota tão perigosa como a rodovia. Desde setembro de 2016, 10 pessoas morreram na tentativa de chegar a França a partir de Ventimiglia.

Outros, em particular famílias, tentam fazer a viagem para a cidade turística francesa de Nice de trem. Mas eles são muitas vezes descobertos e enviados de volta, forçados a tentar novamente até terem sucesso.

Determinados a continuar tentando

"Eu tentei atravessar para a França três vezes através da estrada mortal da montanha, mas fui pego pela polícia francesa", disse Zakaria, um jovem de 23 anos do Sudão, que dormiu no chão duro sob ponte por um mês.

“Uma vez, eles me bateram e outra vez eles me enviaram todo o caminho de volta até Taranto, no sul da Itália. Em Taranto, [a polícia italiana] tirou minhas digitais e disseram que eu pagaria uma multa de 15 mil a 30 mil euros se eu fosse pego [tentando atravessar a fronteira] novamente ", disse ele.

Apesar da ameaça, Zakaria está decidido a tentar novamente, porque não se sente bem-vindo na Itália. "Na Itália, não há entrevista para falar sobre nossos problemas ou sobre o motivo pelo qual deixamos nosso país. Eles apenas querem tirar nossas digitais à força, mas somos seres humanos".

Os voluntários tentam tornar a vida dos migrantes em trânsito um pouco mais fácil. A igreja de San Antonio alle Gianchette em Ventimiglia, por exemplo, atualmente hospeda e alimenta cerca de 100 pessoas – famílias de migrantes com crianças e pessoas particularmente vulneráveis. Aqui, eles recebem tratamento médico graças a um médico voluntário, bem como a uma parteira de MSF, uma psicóloga e uma mediadora cultural que visitam diariamente a igreja. A equipe de MSF também visita os migrantes que vivem sob a ponte. Desde o início deste ano, MSF visitou 1.860 pacientes.

Enquanto isso, a Cruz Vermelha mantém atualmente um acampamento nas redondezas de Ventimiglia, que chegou a abrigar no último verão 600 pessoas. Durante o último mês, cerca de 500 pessoas dormiram no acampamento, todos homens solteiros, e desde o final de junho o acesso foi também estendido a menores não acompanhados.

No entanto, com a temporada de verão, as chegadas aumentaram e mais e mais pessoas chegaram a Ventimiglia, sem encontrar abrigo. Uma média de 150 pessoas, com picos de 300, dormiram ao longo do rio Roya, em condições desumanas; não há água corrente, nenhum banheiro ou latrina ou qualquer eletricidade.

Do lado francês, os ativistas da sociedade civil criaram meios para dar uma resposta local e ajudar os migrantes que chegam pelas montanhas. Mas eles também foram pressionados por suas ações. Em 2016, vários ativistas enfrentaram acusações por terem hospedado ou ajudado migrantes vindos sem documentos da Itália.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print