Cesariana para salvar mãe e bebê na Costa do Marfim
Foto: Jean-Christophe Nougaret/MSF

Os programas de Médicos Sem Fronteiras na Costa do Marfim se concentram em assistência médica para refugiados, tratamento para transtornos de saúde mental e epilepsia e melhoria do acesso a uma série de serviços especializados.   

Em 2023, nossas equipes no norte da Costa do Marfim responderam às necessidades de refugiados da vizinha Burkina Faso, que foram forçados a fugir de suas casas em razão da violência recorrente. Alguns refugiados são acolhidos por famílias locais, mas muitos vivem em condições precárias, com acesso limitado a serviços essenciais, incluindo assistência médica.  

Apoiámos tanto as comunidades de refugiados como as de acolhimento, oferecendo cuidados de saúde gerais e serviços de saúde reprodutiva, especialmente no distrito de Ouangolodougou. 

Em 2023, mantivemos nossas operações contínuas na Costa do Marfim em colaboração com nossos parceiros locais e as autoridades de saúde do país. Em Bouaké, administramos um projeto para pessoas com transtornos mentais e epilepsia. No distrito de Agboville, facilitamos o acesso a cuidados especializados, incluindo cardiologia, ginecologia, obstetrícia e pediatria, por meio do uso de serviços de telemedicina em 11 unidades de saúde. 

Dados referentes a 2023

1.790

Consultas individuais de saúde mental

95

Equivalente em tempo integral

20.500

consultas ambulatoriais

3,2 milhões de euros

Despesas

12.200

casos de malária tratados

Filtrar por