Foto: Nicolas Guyonnet/MSF

Em resposta à posição cada vez mais restritiva do governo francês sobre migração, Médicos Sem Fronteiras (MSF) ampliou o escopo de atuação para fornecer assistência a migrantes, requerentes de asilo e refugiados em toda a França. 

MSF manteve seu compromisso de fornecer cuidados de saúde geral e psicossociais para pessoas em movimento ao longo do ano, com foco em menores desacompanhados. 

Em Calais, iniciamos a realização de consultas médicas e psicológicas para pessoas que vivem em acampamentos improvisados. Em julho, abrimos um centro diurno para menores desacompanhados, oferecendo suporte médico e psicológico, bem como atividades psicossociais e recreativas. Durante o inverno, quando o norte da França foi atingido por baixas temperaturas extremas, implementamos um programa de abrigos de emergência. 

Em Pantin, nos arredores de Paris, fornecemos a menores desacompanhados suporte abrangente, incluindo assistência médica, psicológica, social e jurídica. Além disso, administramos um abrigo com 20 leitos para menores em situações particularmente vulneráveis e fornecemos apoio financeiro e logístico a um abrigo com 10 leitos para meninas. Além disso, equipes móveis foram enviadas para garantir acesso a cuidados de saúde para pessoas que moram nas ruas ou em prédios inseguros. 

Em Marselha, ampliamos nosso apoio a menores desacompanhados. Além de fornecer assistência multidisciplinar em nosso abrigo de 20 leitos, começamos a realizar consultas médicas em ocupações e campos. 

Diante de um novo e controverso projeto de lei sobre imigração que diminui ainda mais os direitos de migrantes e refugiados na França, alertamos publicamente o governo e as autoridades de saúde sobre as consequências terríveis que as restrições ao acesso à assistência médica têm sobre cidadãos estrangeiros que vivem em condições precárias. 

Dados referentes a 2023

1.340

Atendimentos individuais de saúde mental

6,1 milhões de euros

Despesas

7.140

Consultas ambulatoriais

23

Equivalente em tempo integral

Filtrar por