Médicos Sem Fronteiras (MSF) fornece assistência a migrantes, refugiados e requerentes de asilo que chegam à Grécia. Muitos deles vivenciaram situações traumáticas em seus países de origem, durante suas jornadas ou nas fronteiras europeias.   

Em 2023, as políticas restritivas de migração da União Europeia e da Grécia continuaram a ter um impacto danoso na saúde física e mental das pessoas que buscavam segurança na Europa. Foi relatado que muitas pessoas que chegavam à Grécia, seja por mar ou por terra, foram devolvidas ou colocadas em Centros Fechados de Acesso Controlado (CCACs) e posteriormente liberadas no país com pouca ou nenhuma assistência. 

Ao longo de 2023, nossas equipes na Grécia documentaram uma série de relatos de pessoas que sofreram tratamento degradante, incluindo casos de violência física no mar ou na chegada às ilhas de Samos e Lesbos. A já terrível situação humanitária foi ainda mais exacerbada à medida que um número crescente de pessoas recém-chegadas era colocado em CCACs, com a maioria operando além de sua capacidade. Como resultado, houve falta de itens básicos como cobertores, comida, água e produtos de higiene, bem como serviços, o que resultou em vários problemas de saúde evitáveis, incluindo infecções respiratórias e de pele. Além disso, as condições impactaram ainda mais a saúde mental das pessoas. 

Nossas equipes forneceram assistência médica e psicológica imediata e essencial às pessoas na chegada, dentro dos campos e dentro da comunidade. Operamos centros diurnos e/ou clínicas móveis em Atenas e em Lesbos e Samos, além de fornecer assistência médica de emergência para recém-chegados. Nossa resposta abrangente inclui assistência médica geral, apoio à saúde mental e serviços de saúde sexual e reprodutiva.  

Nossas equipes também tratam pacientes com doenças infecciosas e não transmissíveis, bem como vítimas e sobreviventes de violência sexual e tortura. Para garantir que as pessoas recebam a assistência necessária, nossa abordagem multidisciplinar inclui promoção da saúde, mediação intercultural e serviços sociais e jurídicos.  

Durante o ano, as equipes de MSF forneceram primeiros socorros médicos e psicológicos de emergência a milhares de pessoas no desembarque em Lesbos e Samos, e organizaram encaminhamentos hospitalares para aqueles que precisavam de mais cuidados. Além disso, após a ocorrência de inundações graves na região da Tessália, nossas equipes forneceram assistência às pessoas afetadas.  

Saiba mais: https://www.msf.org/plain-sight-migration-policies-greek-sea-borders 

 

Dados referentes a 2023

31.600

Consultas ambulatoriais

204

Equivalente em tempo integral

7.370

Consultas individuais de saúde mental

9,5 milhões de euros

Despesas

830

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

Filtrar por