Visita a refugiados Sírios na Jordânia
Foto: MSF/Mohammed Sanabani

Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra um programa de cirurgia reconstrutiva na Jordânia, oferecendo um pacote abrangente de cuidados a pacientes feridos de guerra de todo o Oriente Médio. 

Aberto inicialmente após a Guerra do Iraque em 2006, o hospital de MSF em Amã tem recebido ao longo dos anos pacientes da Síria, do Iêmen e da Palestina, proporcionando-lhes cuidados de saúde especializados não disponíveis em seus países de origem. 

Tornou-se um centro regional para o tratamento de lesões complexas que mudam a vida dos pacientes, prestando serviços cirúrgicos e cuidados de reabilitação para ferimentos de bala, traumas ortopédicos, queimaduras e outras lesões relacionadas com conflitos. Nossa abordagem holística de atendimento inclui fisioterapia e apoio à saúde mental.  

Em 2023, continuamos desenvolvendo as nossas atividades regionais para facilitar as consultas de acompanhamento e a fisioterapia contínua para os pacientes em seus países de origem, após a alta hospitalar. MSF colabora estreitamente com os prestadores de serviços de saúde locais, oferecendo suporte técnico, treinamento e suprimentos médicos para fortalecer a capacidade de cuidados de saúde. 

Dados referentes a 2023

31.000

Consultas ambulatoriais

232

Equivalente em tempo integral

990

intervenções cirúrgicas

13,3 milhões de euros

Despesas

530

pacientes internados em hospitais

Filtrar por