Paquistão: Atendendo cuidados de saúde necessários em meio a pandemia de COVID-19
Foto: MSF/Nasir Ghafoor

No Paquistão, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a prestar cuidados médicos às pessoas afetadas pelas devastadoras enchentes em 2022 e a executar projetos para combater doenças negligenciadas e transmissíveis. 

Nossas equipes forneceram assistência médica, incluindo tratamento para desnutrição, malária e leishmaniose cutânea, para as comunidades atingidas pelas enchentes  no distrito de Dadu, Sindh, até novembro, quando transferimos atividades para as autoridades de saúde. 

No Norte de Sindh e no Leste do Baluchistão, operamos clínicas móveis oferecendo serviços de assistência médica a crianças, mulheres grávidas e lactantes até junho. Além de fornecer tratamento para malária e desnutrição, melhoramos as instalações de água e saneamento, e distribuímos alimentos terapêuticos e mosquiteiros. 

Ao longo do ano,  fornecemos serviços de assistência reprodutiva, neonatal e pediátrica em três locais no Baluchistão, atendendo comunidades locais e refugiados afegãos. Nossas atividades incluíram a prestação de serviços obstétricos de emergência, programas de nutrição e encaminhamentos de pacientes. 

O número de pacientes que frequentam nosso programa de leishmaniose cutânea aumentou significativamente em todas as nossas cinco clínicas nas províncias de Baluchistão e Khyber Pakhtunkhwa durante 2023. Além de diagnóstico, tratamento e apoio à saúde mental, estamos conduzindo pesquisas clínicas para opções de tratamento mais eficazes. 

Em Khyber Pakhtunkhwa, também oferecemos consultas gerais de saúde no Vale de Tirah, distrito de Khyber, para a população local e pessoas que se realojaram lá. 

A intervenção de um ano de MSF no Centro de Saúde Rural de Baldia em Karachi, Sindh, foi concluída. O objetivo era introduzir um modelo de tratamento para hepatite C que pudesse ser implementado no nível de assistência médica geral. Desde então, o centro foi transformado em um “posto de monitoramento” para hepatite C. Enquanto isso, aprimoramos nossos procedimentos de triagem para a doença na Colônia Machar e continuamos a fornecer diagnóstico e tratamento para os moradores, em sua maioria sem documentação, por meio de nossa clínica. 

Em Gujranwala, Punjab, estamos nos concentrando no diagnóstico e tratamento de tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR). Em 2023, começamos a implementar regimes de tratamento mais curtos e fortalecemos nossa abordagem centrada no paciente, criando grupos de apoio e realizando visitas domiciliares e consultas de acompanhamento. 

Dados referentes a 2023

74.005.000

Litros de água clorada distribuídos

13.200

Partos assistidos

1.940

Pessoas iniciaram tratamento para hepatite C

47.500

Casos de malária tratados

11.500

Pessoas com leishmaniose cutânea tratadas

1.263

Equivalente em tempo integral

16,5 milhões de euros

Despesas

Filtrar por