Na Rússia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) oferece tratamento para pessoas com tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) e HIV. Desde 2022, também temos ajudado pessoas deslocadas pelo conflito na Ucrânia. 

Em Arkhangelsk e Vladimir, trabalhamos com as autoridades de saúde locais e com a Northern State Medical University para implementar um regime de tratamento de nove meses para TB-DR. Em setembro de 2023, começamos a inscrever pacientes em Arkhangelsk, num regime de tratamento totalmente oral ainda mais curto — de seis meses — recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em suas diretrizes de tratamento atualizadas no final de 2022. 

Em Moscou e São Petersburgo, trabalhamos com duas ONG comunitárias para apoiar o acesso a cuidados de saúde gerais, testes e tratamento de doenças infecciosas para pessoas que vivem com HIV e outros grupos vulneráveis, como os migrantes, que de outra maneira, não teriam acesso aos cuidados médicos. 

Ao longo de 2023, as nossas equipes trabalharam no Sudoeste da Rússia, prestando apoio psicossocial e de saúde mental às pessoas deslocadas pelo conflito armado internacional na Ucrânia. Colaboramos também com ONGs locais nas cidades de Belgorod e Rostov-on-Don para garantir que as pessoas afetadas pelo conflito recebessem apoio médico e de saúde mental. 

Em agosto, encerramos nosso apoio a uma ONG sediada em Voronezh e iniciamos uma nova parceria com uma ONG local em Taganrog, região de Rostov. Juntos, organizamos consultas médicas e encaminhamentos para pessoas deslocadas e fornecemos assessoria técnica e treinamento para o pessoal das ONGs. Fizemos doações de   alimentos, kits de higiene e utilidades domésticas básicas, para distribuição por organizações locais para pessoas deslocadas da Ucrânia e dentro das regiões de fronteira russas. 

Dados referentes a 2023

44

Equivalente em tempo integral

3,4 milhões de euros

Despesas

Filtrar por