Para Médicos Sem Fronteiras (MSF) na Tailândia, melhorar a prestação de serviços básicos de saúde e cuidados de saúde mental para pessoas afetadas pela violência continua sendo uma prioridade fundamental. 

 

Combates esporádicos têm atingido o Extremo Sul da Tailândia há mais de duas décadas. Apesar da diminuição da intensidade da violência em 2023, ela ainda tem um impacto prejudicial na saúde psicológica dos habitantes da região. 

Nossas equipes colaboram com organizações locais nas províncias do Sul de Pattani, Yala e Narathiwat para melhorar a prestação de assistência médica, especialmente aos sobreviventes de maus-tratos que relutam em buscar assistência ou são excluídos dos serviços existentes. Nosso programa holístico dá ênfase  ao suporte à saúde mental, compreendendo terapia individual e em grupo, educação psicossocial e gestão de stress. 

Além de fornecer assistência médica básica, oferecemos fisioterapia e tratamento da dor, bem como apoio social. Nosso projeto é o único na área que oferece tais serviços a sobreviventes de maus-tratos e suas famílias. 

Além disso, organizamos atividades destinadas a aumentar a conscientização sobre problemas de saúde mental, colaborando com comunidades para mitigar o risco de incidentes violentos e construir mecanismos para uma resposta eficaz no caso de tais ocorrências. Nossas equipes oferecem sessões de psicoeducação e treinamento de primeiros socorros psicológicos em centros de aconselhamento, mesquitas, escolas e outros locais em áreas que vivenciaram uma alta incidência de eventos violentos. 

MSF compartilha informações e conhecimento sobre uma variedade de tópicos de saúde mental com redes e grupos locais, bem como em entidades estatais e não estatais. Isso é feito com o objetivo de aprimorar suas capacidades e melhorar as rotas de encaminhamento para nossas instalações. 

Dados referentes a 2023

1.230

Consultas individuais de saúde mental

1 milhão de euros

Despesas

82

consultas de saúde mental fornecidas em sessões de grupo

32

Equivalente em tempo integral

Filtrar por