Foto: MSF/Gulziyra Nurullaeva

Médicos Sem Fronteiras (MSF) têm colaborado com o Ministério da Saúde do Uzbequistão há 25 anos para desenvolver tratamento para tuberculose (TB), disponibilizando novos métodos de tratamento que melhoraram os resultados dos pacientes. 

Desde 2013, trabalhamos para expandir o acesso a testes e tratamento para HIV, hepatite C e doenças sexualmente transmissíveis. 

Na capital, Tashkent, e na região ao redor, iniciamos atividades de conscientização para alcançar pessoas de grupos de alto risco. Além de auxiliar com autotestes baseados em saliva para HIV e hepatite C, fornecemos informações sobre prevenção de infecções e estratégias de redução de risco. 

Nossas equipes de apoio também dão suporte às pessoas que precisam de exames laboratoriais e cuidados médicos. Em parceria com o Centro Republicano de AIDS, operamos um laboratório móvel em um ônibus especialmente equipado, fornecendo testes rápidos para HIV, hepatite C e sífilis. Também fornecemos informações sobre opções de tratamento e encaminhamentos para especialistas, abordando as necessidades daqueles que, de outra forma, teriam dificuldade em acessar diagnóstico e cuidados. Enquanto isso, no Tashkent AIDS Centre, continuamos a dar suporte ao diagnóstico e tratamento de pessoas vivendo com HIV e coinfecções. 

No Caracalpaquistão, administramos um programa de cuidados abrangentes para pacientes com formas de TB resistentes a medicamentos. Em dezembro de 2022, a Organização Mundial da Saúde recomendou o uso programático de um novo   tratamento, totalmente oral, de seis meses para TB resistente a medicamentos,   mais seguro e eficaz do que outros regimes de tratamento em uso. Em 2023, garantimos que todos os pacientes elegíveis com TB multirresistente em Caracalpaquistão fossem tratados com o novo regime e continuaremos a apoiar sua implementação em todo o país. 

Dados referentes a 2023

550

Pessoas iniciaram tratamento para TB-MR

293

Equivalente em tempo integral

7,5 milhões de euros

Despesas:

Filtrar por