Cinco fatos sobre promoção de saúde

Valeria Reyes, especialista em promoção de saúde de MSF, explica cinco pontos para entender melhor sobre o assunto.

: Educador de saúde de MSF em sessão com morador de cidade afetada por enchente no Paquistão. Foto: Zahra Shoukat/MSF

Promoção de saúde é uma estratégia que envolve não somente profissionais de saúde, mas toda a comunidade, com o objetivo de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas, define a Organização Mundial de Saúde (OMS). Valeria Reyes, especialista em promoção de saúde de Médicos Sem Fronteiras, explica em cinco pontos como atuamos na área.

1. Ainda de acordo com a OMS, promoção de saúde é um processo que permite às pessoas retomar o controle sobre a própria saúde para melhorá-la. Isso significa que as pessoas devem possuir ferramentas como conhecimentos sobre práticas saudáveis e prevenção de doenças, informação sobre serviços médicos disponíveis e o acesso a esses serviços. Deve incluir ainda apoios solidários para todas as populações e comunidades.

Promoção de saúde inclui escuta ativa e envolvimento da comunidade. Na foto, profissional de MSF conversa com líder de comunidade indígena em Alto Baudó, na Colômbia. Foto: Santiago Valenzuela/MSF

2. Em Médicos Sem Fronteiras (MSF), a promoção de saúde se faz com o engajamento comunitário. A comunidade participa de cada passo do processo, o que inclui escuta ativa, comunicação entre as pessoas, entre comunidades e entre promotores de saúde e trabalhadores de saúde, consultas de opiniões e colaboração com diferentes atores das comunidades. Esse processo de escuta é muito importante para que as pessoas retomem o controle sobre sua saúde.

Equipe de promoção de saúde de MSF em Karachi, no Paquistão, se reúne para rever práticas e planejar atuação. Foto: Zahra Shoukat/MSF

3. A promoção de saúde com engajamento comunitário dentro de MSF tem estratégias que usam a educação em saúde, a participação e organização comunitárias, métodos e ferramentas para sensibilizar sobre temas de saúde com diferentes públicos e um trabalho multidisciplinar entre médicos, enfermeiros e promotores de saúde.

Profissional de MSF conduz sessão de educação em saúde com mães e crianças na cidade de Jaffarabad, no Paquistão. Foto: Zahra Shoukat/MSF

4. Na promoção de saúde, MSF utiliza diversos canais de comunicação para compartilhar mensagens sobre saúde ou prevenção de doenças, tendo em vista os contextos e as populações com as quais estamos trabalhando. Esses canais podem ser, por exemplo, rádio, músicas, folhetos, murais ou performances.

Equipe de promoção de saúde de MSF conversa com crianças na Síria sobre a importância de lavar as mãos com sabão para prevenir o cólera. Foto: Abd Almajed Alkarh/MSF

5. Dentro de MSF, as equipes de promoção de saúde sensibilizam a população sobre diferentes temas: higiene, prevenção da COVID-19, uso de instalações sanitárias, vacinação, métodos contraceptivos, entre outros. A atuação depende do contexto e do público com o qual queremos falar. A partir disso, planejamos conteúdos que sejam eficientes para a mensagem que desejamos passar.

Compartilhar