COVID-19: MSF apoia resposta ao coronavírus na Venezuela

MSF está colaborando com autoridades, comunidade científica e associações médicas venezuelanas contra a COVID-19

COVID-19: MSF apoia resposta ao coronavírus na Venezuela

A organização médico-humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) lançou um plano de resposta à COVID-19 na Venezuela, apoiando o Ministério da Saúde com suprimentos médicos e recrutamento de pessoal, bem como serviços de triagem, diagnóstico, tratamento, controle de infecção e sistema de emergência, em seus projetos no Amazonas, Anzoátegui, Bolívar, Sucre e Caracas.

Levando em conta as limitações e os desafios no fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI), MSF decidiu priorizar e reforçar a proteção de todos os profissionais que trabalham em vários projetos em todo o país, a fim de dar continuidade operacional às suas atividades. A organização também está apoiando centros hospitalares com o design de circuitos de passagem de pacientes para impedir que possíveis pacientes de COVID-19 tenham contato com pessoas que sofrem de outras doenças – e evitar novas infecções –, bem como com o treinamento da equipe médica e o fornecimento de material de limpeza e desinfecção.

“Em nossa cooperação com o Ministério da Saúde, queremos fornecer assistência oportuna e eficaz para ajudar a tratar pacientes confirmados e suspeitos de COVID-19 na Venezuela. Nossos esforços estão focados no fortalecimento dos serviços de diagnóstico e tratamento, de acordo com as necessidades das estruturas apoiadas”, afirma Gabriele Ganci, coordenadora-geral de MSF na Venezuela.

Como parte do plano de resposta à COVID-19, MSF participou ativamente da reativação do sistema de comunicação e ambulância do Sistema Integrado de Atendimento Médico de Emergência (SIAMU), por meio do reparo de cinco ambulâncias que não estavam operacionais e agora estão atendendo em toda a área de Caracas. O plano também inclui três ambulâncias adicionais que serão operadas diretamente pelas equipes de MSF e farão o transporte inter-hospitalar de pacientes e encaminhamentos de emergência ao Hospital Vargas de Caracas. Além disso, atenderemos casos emergenciais relacionados à COVID-19, que serão direcionados ao Hospital Pérez de León II, localizado em Petare e onde temos apoiado ativamente o circuito de triagem de pacientes e o treinamento da equipe em termos de gerenciamento, proteção, diagnóstico e tratamento.

Além disso, MSF continua focada nas outras necessidades de saúde da população em todo o país; os pacientes continuando chegando diariamente aos centros de saúde apoiados por MSF. “Embora a resposta à COVID-19 seja uma prioridade global, nos centros de saúde que apoiamos em toda a Venezuela não podemos negligenciar ou ignorar as outras necessidades de pacientes com doenças crônicas ou malária”, diz Ganci.

 

Compartilhar