Hospital apoiado por MSF no Sudão é atingido por bombardeio

Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas no bombardeio que atingiu hospital, um dos únicos em funcionamento em Omdurman.

Na manhã desta segunda-feira, 9 de outubro, por volta das 7h20, um bombardeio atingiu o Hospital Al Nao, apoiado por Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Omdurman, Cartum, no Sudão. Um projétil atingiu o setor de emergência de Al Nao, matando dois cuidadores de pacientes e ferindo cinco pessoas, que foram imediatamente encaminhadas para outras instalações. O hospital é um dos últimos ainda em funcionamento em Omdurman e estava atendendo pacientes no momento em que foi atingido.

Outros quatro projéteis explodiram nos arredores do hospital, matando mais duas pessoas e deixando várias outras feridas.

 

 

MSF está chocada e indignada com o fato de um hospital em pleno funcionamento ter sido atingido. Temos, repetidamente, pedido que as instalações médicas e as vidas de civis sejam protegidas. Os ataques deploráveis contra profissionais e instalações de saúde, pacientes, cuidadores e civis devem cessar imediatamente, evitando mais perdas de vidas inocentes nesse conflito brutal e insensível.

Enviamos nossas sinceras condolências às famílias e amigos das pessoas mortas na ação desprezível desta manhã.

O bombardeio de hoje só reduzirá ainda mais o acesso ao atendimento de saúde para uma população que precisa com urgência de assistência médica.

 

Compartilhar