Líbano: MSF apoia cozinha comunitária para pessoas deslocadas pela guerra

Projeto lançado por ONG e restaurante locais distribui refeições gratuitas para mais de 2.500 pessoas em abrigo em Beirute

Preparo de refeições para pessoas deslocadas no abrigo de Azarieh. © Tracy Makhlouf/MSF

À medida que a guerra no Líbano causa ampla devastação para milhões de pessoas no país, iniciativas lideradas pela comunidade e esforços locais são uma prova de que a solidariedade e a esperança persistem na sociedade libanesa. Em Beirute, Médicos Sem Fronteiras (MSF) está apoiando a implementação de um projeto de cozinha que fornece refeições gratuitas para pessoas deslocadas, lançado pela ONG local Ahla Fawda e pelo restaurante Barzakh.

A iniciativa fornece um apoio essencial para as famílias que se refugiam no edifício Al Azarieh— antes um movimentado centro comercial, que agora abriga mais de 2.500 pessoas deslocadas pelos bombardeios e incursões israelenses.

“Começamos do zero”, lembra Khodor Al Akhdar, coordenador operacional do restaurante Barzakh. “Desde o início da guerra e o fluxo de pessoas deslocadas [para esta área], trabalhamos em estreita colaboração com a [ONG] Ahla Fawda para fornecer alimentos. Este projeto tem como objetivo não apenas fornecer refeições, mas também os ingredientes, ao mesmo tempo em que treinamos as pessoas que vivem aqui em Al Azarieh para preparar e cozinhar as refeições elas mesmas, com foco na segurança alimentar e na higiene.”

Leia também:

Líbano: crianças e adultos enfrentam impactos da guerra na saúde mental
“Minha filha está desaparecendo diante dos meus olhos”

Distribuição de refeições preparadas no abrigo de Azarieh. © Tracy Makhlouf/MSF

Para colocar o projeto em funcionamento, a equipe de logística de MSF transformou um espaço anteriormente vago no abrigo de Al Azarieh em uma cozinha totalmente operacional. A ONG Ahla Fawda e o restaurante Barzakh equiparam a instalação para atender aos padrões de higiene e segurança, treinando os moradores locais para preparar as refeições usando os ingredientes fornecidos gratuitamente. A cozinha agora serve cerca de 2.500 refeições diariamente.

“Desde o início da guerra, as iniciativas lideradas pela comunidade têm sido impressionantes no Líbano”, destaca Elena Fernandez Tajadura, coordenadora de logística de emergência de MSF. “Incentivar esses esforços promove conexões e uma atmosfera colaborativa que é muito necessária e garante respostas sustentáveis [à guerra].”

Um milhão de deslocados

O Líbano enfrentou uma série de crises nos últimos anos, incluindo a devastadora explosão no porto de Beirute em agosto de 2020 e um colapso econômico que está entre os piores do mundo. A recente escalada de ataques de Israel no país deslocou mais de 1 milhão de pessoas desde outubro de 2023, deixando muitas em condições de vida precárias. Essa prolongada crise múltipla levou a população ao limite.

Juntos, estamos fazendo o possível para lidar com esta situação.”
– Aziza, residente do abrigo Al Azarieh

Iniciativas como o projeto da cozinha em Al Azarieh representam métodos comunitários práticos de cuidado e sobrevivência para as pessoas, oferecendo um senso de esperança e calor humano.

Relembre: profissional de MSF relata caos e imensas necessidades após bombardeios em Beirute

“Estou orgulhosa de fazer parte desta cozinha”, compartilha Aziza, que foi deslocada do sul de Beirute e agora vive no abrigo Al Azarieh. “Muitas pessoas aqui perderam seus empregos por causa da guerra ou gastaram seus últimos centavos com necessidades essenciais nos últimos meses. Elas não têm mais dinheiro para sobreviver. Quando soube que [a cozinha] precisava de uma mão extra, me ofereci como voluntária. Juntos, estamos fazendo o possível para lidar com esta situação. Se Deus quiser, essa situação logo acabará e as coisas melhorarão.”

Preparo de refeições para pessoas deslocadas no abrigo de Azarieh. © Tracy Makhlouf/MSF

MSF também apoiou outras iniciativas lideradas pela comunidade (com foco no fornecimento de alimentos) em todo o Líbano, incluindo em Saida e Tiro, no sul do país. Desde a escalada dos bombardeios israelenses em 23 de setembro de 2024, fornecemos um total de 7.432 refeições, 7.342 cobertores, 6.050 colchões, 79.504 litros de água potável, 8.013 kits de higiene e 6.678.000 litros de água fornecidos a abrigos no Líbano.

 

Compartilhar