Mais do que pegadas: quando crianças saudáveis recebem alta de uma UTI

O especialista em água e saneamento Paul Jawor mostra uma atitude simples, mas poderosa

Mais do que pegadas: quando crianças saudáveis recebem alta de uma UTI

Esta foto mostra mais do que só pegadas. Significa esperança no futuro e mostra o resultado do trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Em todos os meus 25 anos de trabalho humanitário, nunca tinha visto um indicativo tão claro do sucesso e da diferença que podemos fazer na vida de crianças doentes em uma situação desafiadora.

É simples e verdadeiro: cada pegada representa uma criança saudável que ganhou alta da nossa unidade de terapia intensiva neonatal em Goyalmara, Bangladesh.

Celebrando o impossível

Ele não representa nenhuma religião, hierarquia financeira ou política, nem mesmo a crise dos refugiados rohingyas. É apenas o pé de uma criança, mergulhado em tinta e colocado na parede quando elas saem da UTI.

O que poderia ser mais inocente e, no entanto, mais poderoso?

A ideia veio de uma jovem enfermeira canadense, que queria mostrar, tanto para a equipe quanto para as mães dos pacientes, que existem momentos para celebrarmos a felicidade de vencer um desafio que parecia impossível.
Isso mostra a todos que vêm aqui que valorizamos os sobreviventes.

Dedicação e dignidade

Não sou ingênuo. Sei que infelizmente não conseguimos salvar todas as crianças da ala. Mas, cada uma foi tratada com a mesma dedicação, cuidado e profissionalismo. No entanto, algumas estavam fora do nosso alcance e se foram de maneira digna e comovente.

É uma triste constatação das nossas limitações, mas também de que fizemos o melhor possível e oferecemos cuidado e dignidade em um local onde esses valores às vezes estavam ausentes.

Portanto, não se trata de nenhum município, política, finanças ou ambiente; trata-se apenas de reconhecer o excelente trabalho que fazemos em MSF, possibilitando a recuperação de uma criança doente e ajudando-a a dar o primeiro passo em seu novo mundo.

Em 1969, a humanidade deixou sua primeira pegada na Lua. Em MSF, todos os dias, ajudamos uma criança a deixar sua primeira pegada na Terra.

Sua primeira marca de confiança neste mundo.

 

Compartilhar