Médicos Sem Fronteiras condena ataque armado contra barcos da organização no Sudão do Sul

Seis profissionais estavam nas embarcações e tiveram que pular no rio para escapar; uma pessoa ficou ferida

© Valérie Batselaere/MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) condena veementemente o ataque armado a dois barcos da organização, visivelmente identificados, na tarde de quarta-feira (15), no estado do Alto Nilo, Sudão do Sul. As embarcações, nas quais estavam seis profissionais da equipe de MSF, navegavam no rio de volta para Ulang, após uma entrega de suprimentos médicos essenciais ao hospital do condado de Nasir. O ataque coloca em risco a segurança dos profissionais humanitários e interrompe o envio de ajuda médica para as pessoas que dela necessitam.

Homens armados não identificados abriram fogo contra os barcos, forçando a equipe de MSF a pular no rio e nadar em busca de segurança até um vilarejo próximo. Um profissional sofreu um ferimento enquanto escapava e está recebendo tratamento médico. Embora toda a equipe tenha chegado a salvo em Ulang, o ataque é uma grave violação dos princípios humanitários e do direito internacional.

Esses ataques a profissionais de saúde são inaceitáveis e destacam o ambiente volátil em que as organizações humanitárias trabalham no Sudão do Sul.”

– Zakaria Mwatia, coordenador-geral de MSF no Sudão do Sul

“As pessoas que vivem nos condados de Nasir e Ulang já enfrentam acesso limitado a cuidados de saúde. O impacto da violência compromete ainda mais o fornecimento de serviços médicos essenciais, colocando a população em maior risco”, conclui Mwatia.

Por causa do ataque, MSF foi forçada a suspender todas as movimentações para atividades realizadas em comunidades distantes nos condados de Nasir e Ulang.

MSF pede medidas imediatas para garantir a segurança e a proteção dos profissionais humanitários e a entrega desimpedida de cuidados de saúde essenciais para as pessoas que necessitam de atenção médica.

MSF fornece apoio ao hospital do condado de Nasir, entregando suprimentos médicos essenciais e treinando a equipe do local para oferecer serviços cirúrgicos. Além disso, garantimos o fornecimento de tratamento para pessoas vivendo com HIV e tuberculose, e facilitamos a transferência de pacientes em estado grave para cuidados cirúrgicos no hospital de Nasir. No condado de Ulang, MSF opera um hospital junto com uma rede de 13 instalações médicas nas comunidades, expandindo o acesso a cuidados de saúde essenciais para as pessoas que vivem em regiões remotas.

No Sudão do Sul, trabalhamos em seis dos 10 estados do país e em duas áreas administrativas, oferecendo uma gama de serviços que incluem cuidados de saúde gerais, apoio de saúde mental e serviços hospitalares especializados. Nossas equipes móveis também fornecem assistência médica a pessoas deslocadas e comunidades remotas. Além de responder a emergências e surtos de doenças, realizamos atividades preventivas, como campanhas de vacinação, quimioprevenção sazonal da malária, fornecimento de água potável e distribuição de itens de primeira necessidade.

 

 

Compartilhar