Médicos Sem Fronteiras facilita treinamento sobre atuação em emergências no Brasil

Equipes operacionais de MSF e da Força Nacional do Sistema Único de Saúde participam da atividade em Brasília

© Gabriela Guedes/MSF

A preparação para lidar de forma rápida e eficaz em emergências é o tema do workshop promovido por Médicos Sem Fronteiras (MSF), a convite da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), em Brasília, entre os dias 8 e 10 de abril.

Duas especialistas em emergência de MSF facilitam a atividade, que prevê diversas atividades práticas, focando na troca de experiências. Por esta razão, além de profissionais da FN-SUS, equipes de MSF que trabalham em projetos da organização no Brasil também participam do evento.

Durante as atividades os participantes têm a oportunidade de identificar entraves e buscar soluções para tornar o trabalho mais ágil em contextos emergenciais. Além disso, serão estimulados a pensar em medidas concretas e multidisciplinares para a elaboração de um plano de preparação para emergências adaptado à realidade e ao contexto brasileiros.

Para Débora Noal, especialista de referência para a FN-SUS, a atividade vai contribuir para a profissionalização do órgão. “Esta é a primeira formação oficial que realizamos desde que começamos a atuar com novas bases, mais alinhadas à ajuda humanitária internacional. Essa colaboração com MSF vai nos apoiar a estabelecer as linhas formativas em áreas como gestão de riscos, pensando nos tipos de emergência mais comuns e com mais impacto no Brasil”, conta.

Como organização médico-humanitária, MSF tem vasta experiência em contextos de emergência em todo o mundo. No Brasil, já implementamos diferentes projetos como a atuação em12 estados durante a pandemia de COVID-19.

Recentemente, em 2024, estivemos presentes durante a emergência no Rio Grande do Sul, oferecendo apoio médico e psicológico às vítimas das enchentes no munícipio de Canoas. Realizamos capacitações e sessões de apoio psicossocial a profissionais de diferentes áreas de linha de frente e a líderes comunitários de oito munícipios da região metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Taquari.

“É fundamental ter um plano para emergências, identificando os principais cenários e as principais necessidades, saber que tipo de equipe e insumos são importantes para cada urgência. Contar com esse preparo, antecipa e agiliza o trabalho e é um ganho de tempo precioso para salvar vidas, explica a coordenadora nacional de operações de Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Brasil, Marine Henrio.

Médicos Sem Fronteiras (MSF)

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização médico-humanitária internacional, que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem qualquer acesso à assistência médica. A organização pauta sua atuação em mais de 70 países nos princípios da neutralidade, imparcialidade e independência.

Força Nacional do SUS (FN-SUS)

Criada em 2011, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é uma ferramenta do Estado brasileiro para respostas a crises ligadas à Saúde. A FN_SUS esteve presente em emergências como os deslizamentos de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e nas enchentes na Bahia (2021 e 2022) e no Rio Grande do Sul (2024), bem como atuação emergencial no território Yanomami (2023). A Força Nacional conta com mais de 80 mil voluntários cadastrados e pode ser acionada por qualquer gestor ou gestora que enfrente uma situação de calamidade.

 

Compartilhar