MSF fortalece compromisso em melhorar acesso a produtos para saúde

Nova estrutura continuará o trabalho vital para melhorar acesso a produtos de saúde para as pessoas que mais precisam deles

Impulsionada por uma nova visão coletiva para expandir nossos esforços em melhorar o acesso a produtos de saúde para pessoas em maior necessidade, Médicos Sem Fronteiras (MSF) está implementando uma nova estrutura que substituirá a Campanha de Acesso, aproveitando suas notáveis conquistas.

“À medida que passamos por essa transição, continuamos nosso trabalho e compromisso de levar medicamentos e produtos de saúde urgentes às pessoas e comunidades que muitas vezes não têm acesso a eles”, diz o Dr. Christos Christou, presidente internacional de MSF.

Nos locais onde MSF trabalha e além deles, pessoas enfrentam níveis inaceitáveis de sofrimento devido à falta de acesso a produtos para cuidados de saúde. Ser capaz de acessar e comprar os produtos certos – ferramentas médicas vitais – para cuidados de saúde é essencial para a capacidade de MSF de fornecer assistência médica de qualidade às pessoas que mais precisam.

MSF tem uma longa história de inovação e desenvolvimento de produtos adaptados para comunidades que enfrentam crises, além de desafiar práticas injustas que afetam a disponibilidade e o preço de medicamentos, diagnósticos e vacinas.

Desde o seu lançamento, em 1999, a Campanha de Acesso tem lutado para derrubar barreiras estruturais que impedem que equipes médicas e pacientes acessem produtos de saúde necessários para salvar vidas. O trabalho é uma parte crítica da implementação da missão social da organização.

“Na próxima década, MSF redobrará seus esforços para oferecer melhorias tangíveis no acesso a produtos para saúde, aproveitando com orgulho o trabalho excepcional que a Campanha de Acesso tem feito nos últimos 25 anos”, explica o Dr. Christos Christou, presidente internacional de MSF.

A nova estrutura estará mais próxima das nossas operações médico-humanitárias, para melhor apoiar as necessidades das comunidades que ajudamos. Cinco escritórios regionais (em Kuala Lumpur, Malásia; Nairóbi, Quênia; Dakar, Senegal; Rio de Janeiro, Brasil; e Bruxelas, Bélgica) trabalharão em conjunto com nossas equipes operacionais e pacientes, bem como com nossos parceiros e redes. Um fundo interno dedicado também será criado para apoiar iniciativas relacionadas ao acesso em toda a organização.

O foco de MSF está em abordar diretamente os problemas que nossos pacientes e nossas equipes operacionais enfrentam. MSF também continuará a trabalhar globalmente para abordar as barreiras sistêmicas que causam ou amplificam esses problemas. Isso inclui defender mudanças nas políticas e práticas que determinam quem pode ou não acessar produtos de saúde que salvam vidas em muitos dos mais de 70 países onde MSF trabalha.

Essas mudanças e evolução são o resultado de mais de dois anos de consultas aprofundadas com centenas de profissionais de MSF. Espera-se que esta nova estrutura esteja operacional a partir de janeiro de 2025. Ela se concentrará inicialmente no trabalho-chave contínuo atualmente executado pela Campanha de Acesso.

MSF continua comprometida em melhorar a acessibilidade, disponibilidade, acessibilidade, adequação e qualidade dos produtos de saúde para os pacientes e comunidades que atendemos.

 

 

Compartilhar