MSF pede proteção de profissionais de saúde, incluindo médico da organização, detidos em Gaza

Mohammed Obeid, cirurgião ortopédico de MSF, foi detido por forças israelenses no hospital Kamal Adwan, em 26 de outubro

© Laurence Hoenig/MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) recebeu a confirmação de que Mohammed Obeid, cirurgião ortopédico de MSF, foi detido pelas forças israelenses junto com outros profissionais de saúde do hospital Kamal Adwan, no norte de Gaza, durante uma operação militar na instalação em 26 de outubro de 2024. Estamos extremamente alarmados com a detenção do nosso colega.

Obeid trabalha com MSF desde dezembro de 2018 e tem fornecido apoio exaustivamente a vários hospitais em Gaza desde o início da guerra, em outubro de 2023. Seu trabalho salvou inúmeras vidas.

Mohammed Obeid, cirurgião de MSF, no hospital Al-Shifa. Gaza, 11 de novembro de 2023. © MSF

Nosso último contato com o profissional foi na tarde de 25 de outubro. Ele se abrigava no hospital Kamal Adwan, onde também oferecia suporte como cirurgião, quando o local foi sitiado pelas forças israelenses.

Solicitamos oficialmente informações às autoridades israelenses sobre o status da detenção de Obeid, sua localização atual e qualquer informação sobre seu bem-estar físico e mental.

Pedimos a segurança e a proteção do nosso colega e de todos os profissionais médicos em Gaza, que trabalham em condições impossíveis e enfrentam uma violência terrível enquanto tentam fornecer cuidados.

 

Compartilhar