MSF realiza cirurgias e doa suprimentos em Gaza em meio a instalações superlotadas

Profissionais da organização enfrentam o desafio de prestar assistência durante combates

MSF realiza cirurgias e doa suprimentos em Gaza em meio a instalações superlotadas
MSF staff prepare a medical supplies donation for the ministry of health in Gaza after Israeli strikes on October 8, 2023

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está preparando, neste domingo (08/10), uma doação de medicamentos e insumos médicos para hospitais e unidades de saúde em Gaza.

“As instalações de saúde precisam destes suprimentos por causa dos muitos pacientes feridos”, disse Ayman Al-Djaroucha, vice-coordenador de MSF em Gaza. “Os hospitais estão superlotados com feridos, há escassez de medicamentos e insumos e falta de combustível para geradores. ”

Um desafio que a equipe médica enfrenta em Gaza neste momento é a falta de uma opção segura para transportar os pacientes para as unidades de saúde. “As ambulâncias não podem ser usadas neste momento porque estão sendo atingidas por ataques aéreos”, disse Darwin Diaz, coordenador médico de MSF em Gaza. MSF pede a todas as partes que respeitem as instalações médicas, veículos e profissionais de saúde.

Equipes locais de MSF prestam cuidados cirúrgicos e de internação no hospital Al-Awda desde ontem (07/10), no norte do enclave. Nossa capacidade de leitos foi aumentada para o máximo, de 26 leitos, em preparação para um grande fluxo de pacientes esperados.

“Pacientes estáveis são encaminhados para nós e nós cuidamos deles”, disse Jean Pierre, coordenador-geral de atividades médicas de MSF em Gaza. “Foram todos atendidos com ferimentos de bala e estilhaços, espalhados aleatoriamente nos membros superiores e inferiores. ”

As autoridades relataram mais de 2.200 feridos e mais de 300 mortes, incluindo 20 crianças em Gaza, até o início da noite de ontem. Em Israel, o balanço de vítimas já indicava mais de 600 pessoas mortas e mais de 2.000 feridas.

Desde 1989, Médicos Sem Fronteiras atua na região da Palestina. Em todas os projetos onde atuamos trabalhamos de maneira neutra, imparcial e independente, sem qualquer atrelamento a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos.

Compartilhar