MSF trata feridos em meio à violência na fronteira de Bangladesh e Mianmar

Equipes trataram 27 pacientes em Cox’s Bazar, Bangladesh, região próxima à zona de conflito.

Profissional de MSF atende paciente no Hospital de Kutupalong, em Cox's Bazar. Bangladesh, 7 de fevereiro de 2024. © Jan Bohm/MSF

As equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Cox’s Bazar, Bangladesh, trataram 27 pessoas com ferimentos por bala ou estilhaços, desde o dia 4 de fevereiro. Dezesseis pacientes foram gravemente feridos e um morreu na chegada. Todos os pacientes atendidos no período apresentavam lesões relacionadas à nova onda de violência nas áreas da fronteira entre Mianmar e Bangladesh. Os acampamentos de refugiados em Cox’s Bazar, que abrigam quase 1 milhão de pessoas do grupo étnico Rohingya, se localizam perto da zona de conflito. Os disparos podem ser ouvidos à distância.

• Saiba mais sobre os Rohingya: 10 fatos sobre a maior população apátrida do mundo
• Assista “Lost at sea”: um curta-metragem de animação baseado na história real de um refugiado Rohingya

A degradação do contexto de segurança na fronteira é preocupante, pois pode não apenas afetar diretamente as comunidades na região, mas também piorar a saúde mental das pessoas que vivem nos acampamentos em Bangladesh. Essa população já foi forçada a fugir da violência no passado e tem enfrentado uma insegurança crescente nos acampamentos nos últimos anos.

Continuamos comprometidos em fornecer cuidados a qualquer pessoa que precise de serviços de saúde, com base em suas necessidades médicas. Nos últimos dias, isso significou tratar mais pessoas com ferimentos relacionados à violência, além dos problemas médicos habituais que atendemos ligados às condições de vida e à insegurança nos acampamentos de refugiados Rohingya. Seguimos prontos para ampliar nossa atuação em caso de necessidades adicionais.

Compartilhar