Museu da Cidade recebe mostra fotográfica de Médicos Sem Fronteiras

Exposição traz 72 imagens de projetos humanitários desenvolvidos pela organização internacional ao redor do mundo.

Visitar o Museu Histórico da Cidade e caminhar pelo Parque da Cidade, ambos no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, são ótimos programas para quem está de férias, curtindo uma folga ou descansando no fim de semana. A partir de hoje (25), quem for até o espaço do museu também poderá conferir a mostra fotográfica Conexões de Médicos Sem Fronteiras (MSF).

São 72 fotos de projetos da organização pelo mundo, inclusive no Brasil. As imagens são apresentadas em quatro painéis que convidam o público a refletir sobre as crises humanitárias vividas por milhões de pessoas, que também enfrentam a invisibilidade. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo das 9h às 16h. O público pode entrar no espaço até às 15h30.

“Além de oferecer ajuda médico-humanitária, MSF também está comprometida em chamar a atenção para as necessidades de populações vulneráveis, que sofrem diariamente com guerras, conflitos, epidemias, catástrofes climáticas e migração. São pessoas sobreviventes de situações críticas que geralmente não são ouvidas e estão longe dos nossos olhos”, diz Nira Torres, diretora de comunicação de MSF. “Esta exposição fotográfica traz a invisibilidade como questão e tenta buscar a sensibilização como resposta”, completa.

Para Bárbara Campanholo, historiadora do Museu Histórico da Cidade, trazer um pouco do trabalho da organização para dentro do espaço é uma oportunidade de mostrar ao público a relevância da atividade humanitária. “Não há dúvidas sobre a importância do trabalho desenvolvido por Médicos Sem Fronteiras.

Um trabalho centrado na figura humana e que rompe, para além dos limites geográficos, as barreiras de cunho idiomático, religioso e político quando o que está em jogo é o cuidado e o bem-estar do outro, daqueles que sofrem e que mais precisam de ajuda. É com essa consciência e com foco na ampla divulgação e conhecimento desse trabalho que o museu firmou essa parceria com MSF.”

A exposição fotográfica Conexões já passou por mais de 10 cidades, entre elas São Paulo, Salvador, Vitória, Campinas, Recife e Fortaleza.

Sobre MSF 

Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a milhares de pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão de Médicos Sem Fronteiras chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

Exposição fotográfica Conexões

Data: 25/07 a 24/09
Dias: de terça a domingo
Horário: Das 9h às 16h. O público pode entrar no espaço até as 15h30.
Local: Museu Histórico da Cidade
Endereço: Est. Santa Marinha, s/nº – Gávea, Rio de Janeiro.

 

Compartilhar