“Nosso trabalho tem um propósito: levar a esperança de um futuro a muitos outros bebês e famílias”

Em Histórias de MSF, a pediatra Mônica Costeira compartilha a história de recuperação de um bebê prematuro atendido em nosso projeto em Mazar-i-Sharif, no Afeganistão

Mônica Costeira atuou como pediatra de MSF no Hospital Regional de Mazar-i-Sharif, na província de Balkh, no Afeganistão. © Oriane Zerah

Olá, meu nome é Mônica e trabalhei como pediatra de Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Hospital Regional de Mazar-i-Sharif, no Afeganistão, entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024. Hoje, quero compartilhar a história de Abdul com vocês.

Quando cheguei a Mazar-i-Sharif, uma cidade localizada na região norte do Afeganistão, eu não acreditava em milagres. No entanto, voltei convencida de que eles existem.

Eu trabalhava em uma unidade de neonatologia e, na minha primeira semana lá, recebemos um recém-nascido prematuro, pesando apenas 540 gramas. Quando Abdul chegou ao nosso hospital com sua mãe, discutimos o prognóstico com ela, explicando que a probabilidade de sobrevivência de seu filho era muito baixa. Mesmo assim, garantimos a ela que faríamos o melhor possível.

Leia também:

Contra todas as probabilidades, dia após dia, vimos o pequeno Abdul crescer. A dedicação e o trabalho árduo de toda a equipe médica e a presença incansável de sua mãe marcaram sua jornada pela sobrevivência. Foi um longo caminho. Ele permaneceu em nosso hospital por três meses.

Houve vários momentos significativos: lembro-me do dia em que interrompemos os antibióticos, do dia em que ele passou a ser alimentado exclusivamente por via oral, do dia em que retiramos o oxigênio, do dia em que o transferimos da incubadora para um berço e, finalmente, do dia que ele recebeu alta. A mãe de Abdul nos disse que foi o dia mais feliz da vida dela.

Mal podíamos acreditar que ele havia sobrevivido. Ele trouxe esperança à nossa unidade, nos mostrando que todo o nosso trabalho árduo tem um motivo, um propósito: levar a esperança de um futuro a muitos outros bebês e suas famílias.

Quer trabalhar com MSF e construir uma carreira com a gente? Se inscreva!

Esse é apenas um exemplo de como MSF trabalha para fornecer assistência médica e levar esperança as pessoas em mais de 70 países. O Afeganistão está passando por uma grave crise em que bebês, crianças e mulheres se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Doe para MSF e nos ajude a continuar fornecendo cuidados de saúde em contextos como o do Afeganistão.

Quando MSF iniciou suas atividades nessa cidade, muitas famílias encontraram esperança novamente. Há inúmeras histórias diárias de sucesso em que ajudamos esses bebês a sobreviverem e a superar os obstáculos que enfrentam desde a primeira respiração.

Compartilhar