Terremoto em Mianmar afeta sistema de saúde em vários níveis

Adrian Guadarrama, coordenador-geral dos projetos de Médicos Sem Fronteiras no país, faz atualização sobre situação após o desastre e o trabalho da organização para apoiar as pessoas afetadas

As equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Mianmar estão trabalhando para atender às necessidades da população, após o terremoto de magnitude 7.7 que atingiu o país e a Tailândia, em 28 de março. Segundo informações oficiais, o número atual de mortos aumentou para mais de 3.300, quase 4.800 feridos e mais de 200 desaparecidos.

Adrian Guadarrama, coordenador-geral dos projetos de MSF no país, fornece uma atualização do que nossas equipes têm visto e feito na última semana.

“Estamos nos preparando para o que parece ser uma longa e intensa emergência.

O sistema de saúde foi afetado e está prejudicado em muitos níveis, mas um que é particularmente preocupante é o nível secundário de atendimento. Os hospitais, incluindo as salas de cirurgia, não estão funcionando – não apenas para cirurgias de emergência, mas também para outros procedimentos essenciais, como cesarianas.

As equipes de MSF estão priorizando os esforços para oferecer alívio imediato por meio do fortalecimento dos serviços de saúde secundários.

Quer ajudar o trabalho de Médicos Sem Fronteiras em Mianmar? Doe para o nosso fundo de emergência!

Ao mesmo tempo, a saúde primária continua sendo crucial neste contexto, garantindo o acesso contínuo a medicamentos essenciais para doenças não transmissíveis, como diabetes e hipertensão.

Também estamos preocupados com o impacto psicológico nas comunidades afetadas, muitas das quais estão sofrendo estresse e trauma agudo após o terremoto e os tremores secundários.

Para ajudar a construir a resiliência entre a população impactada, nossas equipes estão ativamente oferecendo treinamento em primeiros socorros psicológicos como parte integrante da resposta de emergência.

Equipe de MSF oferece treinamento a estudantes de Medicina que se voluntariaram para oferecer cuidados de saúde mental à comunidade em Mandalay. Mianmar, 3 de abril de 2025. © MSF

Uma das principais prioridades de MSF em Mianmar é o engajamento comunitário – trabalhando em estreita colaboração com os esforços locais para garantir um impacto significativo e duradouro na saúde e no bem-estar das pessoas afetadas.

Nosso objetivo é fortalecer as capacidades existentes, principalmente por meio da dedicação das comunidades e de nossos profissionais locais, que têm estado na vanguarda da resposta de MSF desde o primeiro dia.”

 

Compartilhar