TransformAções: Médicos Sem Fronteiras realizou uma série de eventos gratuitos em duas cidades brasileiras em 2023

Atividades culturais, debates, palestras e mesas-redondas levaram arte e temas atuais para o público em Salvador (BA) e Belém (PA)

As cidades de Salvador (BA) e Belém (PA) receberam no ano passado as duas primeiras edições do evento TransformAções de Médicos Sem Fronteiras (MSF). A organização médico-humanitária internacional promoveu uma programação diversificada com atividades gratuitas para a população. Foram rodas de conversa temáticas, palestras, intervenção cultural e exposição.

O público participou de discussões sobre a importância do engajamento comunitário nas atividades de saúde, o impacto das mudanças climáticas no bem-estar e na saúde das populações em situação de vulnerabilidade, a relação entre saúde mental e as crises humanitárias, entre outros temas atuais.

Todos esses assuntos são muito valiosos para a organização. MSF trabalha em seus projetos de maneira colaborativa e construtiva com as comunidades, reconhecendo a importância do engajamento das populações. Em suas atividades, Médicos Sem Fronteiras também tem como pilar fundamental os atendimentos psicossociais de apoio em saúde mental. Por essa razão, a organização tem muita experiência com esse tema, que também foi assunto de uma das mesas de debate.

Quanto às crises climáticas, MSF trouxe seu testemunho sobre os impactos das mudanças climáticas nas crises humanitárias. Todas as conversas foram plurais e contaram com diversos participantes de dentro e fora de MSF, além do público.

O evento ainda contou com a exposição fotográfica Pergunte ao Tempo. A mostra trouxe 12 registros marcantes da história da organização, que oferece cuidados de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade há mais de 50 anos.

Em 2024, o TransformAções continua viajando o Brasil. A próxima parada é em agosto, no Recife, em Pernambuco. Até lá!

 

Compartilhar