Troca de tiros em frente a hospital deixa uma pessoa morta em Masisi, na RDC

Mais uma pessoa foi baleada durante tiroteio e permanece sob cuidados médicos

© iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Na quinta-feira (16), teve início uma intensa troca de tiros nas imediações do Hospital Geral de Referência de Masisi, província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC). Dois civis foram atingidos em frente à instalação de saúde, onde milhares de pessoas haviam se refugiado novamente na noite anterior. Um dos feridos morreu, o outro está sendo tratado por equipes médicas do Ministério da Saúde do país e de Médicos Sem Fronteiras (MSF).

“MSF pede a todas as partes em conflito que façam tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a proteção do hospital e das pessoas que estão lá dentro: pacientes, equipe do Ministério da Saúde, profissionais de MSF e os milhares de homens, mulheres e crianças abrigados no hospital e nas sedes das poucas organizações humanitárias presentes na cidade de Masisi”, apela Stephan Goetghebuer, coordenador-geral de MSF na República Democrática do Congo.

“Apelamos a todas as partes para que não comprometam a segurança do hospital, das instalações de saúde e dos escritórios das ONGs, evitando a presença de elementos armados perto dessas estruturas e fazendo todo o possível para reduzir os riscos para os civis na condução das hostilidades”, continuou Goetghebuer.

Os confrontos armados pelo controle da cidade de Masisi vêm ocorrendo há duas semanas. Mais de 80 feridos de guerra foram tratados no hospital por equipes de MSF e do Ministério da Saúde.

MSF também está tentando ajudar as milhares de pessoas que buscaram refúgio em sua sede e no hospital, fornecendo água, saneamento e cuidados médicos.

Compartilhar