Medical staff talks with a patient and walking during the medical round in the isolation area of the medical center.

O grande fracasso das autoridades belgas em fornecer abrigo adequado e acesso a serviços às pessoas que procuram proteção internacional leva à miséria e ao aumento da vulnerabilidade a doenças evitáveis. 

Em 2023, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou trabalhando com outras ONGs no centro humanitário em Bruxelas, onde oferecemos consultas psicológicas. Pacientes que necessitavam de atendimento mais especializado foram convidados a marcar consulta com psicólogos em nosso ambulatório de saúde mental. 

As nossas equipes de sensibilização em Bruxelas apoiaram pessoas sem-teto e migrantes que viviam em ocupações e abrigos com consultas médicas e de saúde mental, promoção da saúde e atividades de prevenção e controle de infecções. Durante o ano, expandimos estas atividades para apoiar as pessoas que vivem em acampamentos, ocupações ou outras condições precárias na Valônia. 

Também estabelecemos uma rede de médicos voluntários para fornecer cuidados em centros de detenção em todo o país, permitindo que os detentos recebam uma segunda opinião médica. 

No início de 2023, entregamos à Cruz Vermelha a clínica médica temporária que administrávamos em frente ao Escritório de Imigração em Bruxelas, garantindo assim a disponibilidade de cuidados para migrantes e requerentes de asilo na cidade. Também organizamos uma segunda campanha de vacinação para conter o número crescente de doenças evitáveis por vacinação entre pessoas que vivem em ocupações e nas ruas. 

Além de fornecer esses serviços diretos aos pacientes, MSF intensificou seus esforços de sensibilização, pedindo acesso adequado aos cuidados de saúde para todos, que as autoridades belgas cumpram as leis nacionais e internacionais sobre a proteção e cuidados dos requerentes de asilo, e que as pessoas nos centros de detenção para tenham acesso adequado a segundas opiniões médicas. 

 

 

Dados referentes a 2023

3.110

Consultas ambulatoriais

2,9 milhões de euros

Despesas

130

Consultas em grupo de saúde mental

1.820

consultas individuais de saúde mental

31

Equivalente em tempo integral

Filtrar por