Cuidar de pessoas com HIV avançado é uma atividade essencial para Médicos Sem Fronteiras (MSF) na Guiné. Em 2023, também respondemos a surtos de difteria e febre de Lassa. 

 Embora a Guiné tenha uma prevalência de HIV relativamente baixa de cerca de 1,4%, pouco mais da metade das pessoas que vivem com a doença estão atualmente recebendo tratamento antirretroviral. 

Trabalhando com o Ministério da Saúde, nossas equipes apoiam oito centros de saúde na capital, Conacri, onde oferecemos testes e tratamento de HIV, com foco na prevenção da transmissão de mãe para filho, cuidados pediátricos de HIV e tratamento para infecções oportunistas, violência sexual e tuberculose. Também administramos uma unidade de 31 leitos no Hospital Donka para pessoas com complicações graves de HIV. 

Após dois surtos de febre de Lassa terem sido relatados no distrito de saúde de Guéckédou em agosto e outubro, nossas equipes apoiaram a resposta do Ministério da Saúde doando suprimentos para atendimento ao paciente, incluindo ribavirina, um medicamento usado para tratar a doença. 

Em agosto, lançamos uma avaliação sobre um possível surto de difteria no distrito de Siguiri. O surto foi confirmado e uma resposta de emergência foi lançada para dar suporte ao Ministério da Saúde no tratamento de casos. 

Pacientes com formas moderadas e graves da doença foram internados em um centro de tratamento, enquanto aqueles com sintomas leves receberam consultas de acompanhamento e antibióticos para tomar em casa, juntamente com informações sobre como reduzir o risco de transmissão. Também apoiamos campanhas de conscientização da comunidade e atividades de sensibilização do paciente. No final de 2023, o número de pacientes ainda estava aumentando. 

No final de 2022, uma equipe de epidemiologia e pesquisa do Epicentre e de MSF, em parceria com o Hospital Geral de Massachusetts para Crianças e a Universidade de Harvard, lançou um projeto e estudo de vacinação oral contra cólera na Guiné para avaliar o desenvolvimento de imunidade à vacina. Mais de 450 participantes foram inscritos em 2023 e receberam duas doses da vacina oral. 

Dados referentes a 2023

10.800

pessoas com HIV avançado sob cuidados de MSF

251

Equivalente em tempo integral

8,1 milhões de euros

Despesas

Filtrar por