Paciente com COVID-19 recebe oxigênio na enfermaria de COVID-19 de MSF no hospital Al-Kindi, em Bagdá. Iraque, fevereiro de 2021. © Hassan Kamal Al-Deen/MSF

Em 2023, Médicos Sem Fronteiras (MSF) forneceu uma gama abrangente de serviços de saúde em todo o Iraque, apoiando comunidades de difícil acesso e pessoas afetadas por anos de conflito. 

 

Apesar das indicações de progresso após décadas de conflito e guerra, o setor de saúde pública do Iraque ainda está se recuperando. Há necessidades significativas, particularmente em áreas remotas e regiões diretamente afetadas pelo recente conflito com o grupo Estado Islâmico. 

À medida que os recursos internacionais foram realocados para outras regiões e a assistência diminuiu no Iraque, o país está enfrentando o grande desafio de reconstruir e reabilitar sua infraestrutura e serviços públicos, incluindo assistência médica pública. 

Em 2023, as equipes de MSF atuaram em 11 locais no Iraque, fornecendo uma ampla oferta de serviços médicos essenciais e especializados para moradores de áreas com acesso limitado a cuidados de saúde, bem como para pessoas que retornavam para casa após deslocamento prolongado, em abrigos ou outras regiões do país.  

Nossas atividades incluíram serviços de saúde materna, pediátrica e neonatais, atendimento médico de emergência, assistência médica sexual e reprodutiva, cirurgia ortopédica e obstétrica especializada, reabilitação pós-cirúrgica abrangente, tratamento para doenças não transmissíveis e suporte à saúde mental. Além disso, fornecemos suporte a instalações de saúde em todo o Iraque na forma de doações de suprimentos médicos e treinamento técnico para a equipe, e trabalhamos para melhorar a preparação das autoridades de saúde locais para emergências.  

Também continuamos a ajudar o Instituto Nacional de Tuberculose com a administração de regimes de tratamento oral para pacientes com tuberculose resistente a medicamentos. 

Durante o ano, organizamos vários encaminhamentos de pacientes iraquianos que necessitavam de cuidados cirúrgicos especializados para o hospital de cirurgia reconstrutiva de MSF em Amã, na Jordânia. 

 

 

 

Dados referentes a 2023

87.100

Consultas ambulatoriais

1.220

Consultas de pós-natal

5.000

Consultas pré-natal

866

Equivalente em tempo integral

2.830

Intervenções cirúrgicas

35,1 milhões de euros

Despesas

Filtrar por