Em 2023, à medida em que a crise econômica do Líbano se intensificava, Médicos Sem Fronteiras manteve seu compromisso de fornecer assistência médica para comunidades vulneráveis e apoiar o sistema nacional de saúde por meio de capacitação e doações médicas. 

No Líbano, nossas equipes fornecem assistência a uma população de 1,5 milhão de refugiados sírios, 400 mil palestinos e mais de 160mil trabalhadores migrantes, muitos dos quais vivem em condições precárias. Nossos serviços incluem cuidados reprodutivos, maternos e pediátricos, apoio à saúde mental, tratamento para doenças crônicas e vacinas de rotina para crianças, fornecidos por meio de nossas clínicas em todo o país. 

Além disso, estamos tomando medidas para reforçar o sistema nacional de saúde e dar suporte a organizações locais afetadas pela crise socioeconômica. Isso inclui o desenvolvimento de capacidades por meio de treinamento, bem como o fornecimento de medicamentos e suprimentos médicos para centros públicos de saúde, particularmente em Trípoli e no Norte do Líbano. 

Estamos expandindo nossas colaborações com o Ministério da Saúde, parceiros locais e outras ONGs, como a Positive on Glucose (PoG), que lutam por indivíduos que vivem com diabetes. Em colaboração com a PoG, oferecemos sessões de apoio entre pares e treinamento de equipe, abordando as necessidades holísticas de pessoas com doenças crônicas. 

Em meados de 2023, encerramos nossas atividades cirúrgicas no hospital Bar Elias, reorientando estrategicamente nossos serviços para atendimento geral e suporte ao sistema de saúde. 

Nossas equipes responderam a emergências de saúde em várias partes do país ao longo do ano. No Nordeste, por exemplo, fornecemos tratamento para doenças transmitidas pela água e distribuímos kits de higiene em resposta às péssimas condições de saneamento. 

Em resposta à escalada do conflito no Sul do Líbano, enviamos equipes médicas móveis para a área de Nabatiyeh para atender às crescentes necessidades das pessoas que foram deslocadas desde outubro de 2023. Além disso, fornecemos atendimento de trauma e treinamento para vítimas em massa em vários hospitais do país. No campo de Ein Al-Hilweh, que abriga palestinos, fornecemos assistência médica a pessoas que sofreram ferimentos em confrontos armados entre facções rivais. 

Em linha com nosso compromisso de reduzir nossa pegada de carbono global, instalamos painéis solares em nossas clínicas em Baalbek-Hermel. 

Dados referentes a 2023

167.900

Consultas ambulatoriais

3.100

Partos assistidos

11.700

Consultas individuais de saúde mental

523

Equivalentes em tempo integral

48.100

Vacinação de rotina

26,4 milhões de euros

Despesas

Filtrar por