Após um grande terremoto que abalou Marrocos em setembro de 2023, Médicos Sem Fronteiras enviou cinco equipes médicas e de saúde mental para apoiar a resposta de emergência. 

 

O terremoto de magnitude 6,8 que atingiu as Montanhas do Alto Atlas causou grandes danos a vilas remotas na região. Quase 3 mil pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas. Nossas equipes de emergência concentraram seus esforços em avaliar a situação médica e humanitária nas províncias mais gravemente afetadas: Al-Haouz, Taroudant e Chichaoua. 

Embora as autoridades marroquinas e outras organizações tenham fornecido a maior parte da assistência médica, nossas equipes identificaram lacunas importantes no suporte psicológico para pessoas afetadas pelo terremoto. Consequentemente, a assistência à saúde mental foi nossa prioridade. 

Por um período de dois meses, nossas equipes forneceram apoio psicossocial e de saúde mental nas três províncias afetadas pela emergência. A maioria dos que receberam assistência eram mulheres e crianças, mas também fornecemos apoio a voluntários, equipes de busca e salvamento e outras pessoas envolvidas na resposta à emergência. Além disso, ministramos treinamento em primeiros socorros psicológicos para membros de organizações marroquinas. 

Nossas equipes trabalharam para alcançar pessoas que viviam nas áreas mais remotas, que tinham sido excluídas dos serviços em decorrência de danos nas estradas. Muitas delas decidiram ficar em suas aldeias em vez de buscar refúgio em outro lugar. 

Além de fornecer cuidados de saúde mental, distribuímos itens de primeira necessidade, incluindo colchões e cobertores. Também iniciamos uma campanha de promoção de saúde online para envolver pessoas que buscam mais apoio de saúde mental. 

No início de dezembro, transferimos algumas de nossas atividades para a CEFA, uma organização não governamental internacional, e concluímos nosso envolvimento na resposta de emergência. 

Dados referentes a 2023

350

consultas individuais de saúde mental

2

Equivalente em tempo integral

0,3 milhão de euros

Despesas

Filtrar por