Criança leva panela com comida na cabeça, cena rotineira em Kenema, Serra Leoa
Foto: Mohammed Sanabani/MSF

A prestação de assistência médica melhorada para mães e crianças continua sendo a prioridade fundamental para Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Serra Leoa. Desde 2019, também administramos um projeto de tuberculose (TB) no distrito de Bombali. 

No distrito de Kenema, província Oriental, administramos um hospital que fornece cuidados médicos especializados para mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de cinco anos. Além disso, fornecemos assistência a seis unidades de saúde geral no distrito, oferecendo treinamento, doações de suprimentos médicos, bem como encaminhamos pacientes à unidade de atendimento e aos   serviços de reabilitação física. 

Em 2023, iniciamos as operações de uma clínica móvel para atender comunidades remotas na província. Além de consultas médicas e vacinas para crianças menores de cinco anos, a clínica oferece planejamento familiar e cuidados pré-natais. Também organiza encaminhamentos para pacientes que necessitam de serviços especializados. 

No distrito de Tonkolili, província do Norte, colaboramos com o Ministério da Saúde em Mile 91 e nas aldeias vizinhas, como também na cidade de Magburaka. Em Mile 91, nossas equipes apoiam 12 centros de saúde geral com o objetivo de reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil. Na cidade de Magburaka, o foco é a assistência médica especializada e o apoio  às enfermarias de maternidade, pediatria, neonatal e nutrição do hospital distrital. Também auxiliamos no encaminhamento  de ambulância de unidades de saúde periféricas para o hospital. 

Nestes projetos, nossas equipes fornecem assistência com tratamento comunitário para malária, suporte médico e psicossocial para vítimas e sobreviventes de violência sexual, prevenção da transmissão de HIV de mãe para filho e planejamento familiar. Em parceria com o Ministério da Saúde, também administramos centros de acolhimento para adolescentes, que oferecem assistência médica sexual e reprodutiva. 

No distrito de Bombali, colaboramos com o Ministério da Saúde para aumentar a acessibilidade ao tratamento da TB, incluindo TB resistente a medicamentos (TB-DR), para adultos e crianças. Em 2023, os pacientes continuaram a receber o regime de tratamento mais curto para TB-DR, que foi introduzido por MSF e provou ser mais eficaz e com menos efeitos colaterais. 

Dados referentes a 2023

152.000

Consultas ambulatoriais

11.800

Partos assistidos

11.800

Casos de malária tratados

1.426

Equivalente em tempo integral:

2.150

Pessoas começaram o tratamento para tuberculose (TB)

17,6 milhões de euros

Despesas

Filtrar por