Médicos Sem Fronteiras (MSF) vem implementando um programa de longa duração para tratamento de tuberculose (TB) no Tajiquistão. O objetivo do programa é desenvolver abordagens inovadoras para reduzir as taxas de incidência e mortalidade entre crianças e adultos. 

 

Na capital, Dushanbe, estamos implementando o tratamento diretamente monitorado pela família (F-DOT), que permite que os pacientes tomem seus medicamentos para TB em casa sob a supervisão de um membro da família. Nossas equipes também se envolvem ativamente no rastreamento de contatos, garantindo a detecção e o tratamento precoces, por exemplo, entre parentes de pacientes com TB. 

Implementamos procedimentos simples de diagnóstico laboratorial para melhorar a detecção de TB em crianças. Isso inclui indução de expectoração e métodos alternativos de teste utilizando amostras de fezes e exames de sangue. 

No distrito de Kulob, prosseguimos com o projeto ‘Zero TB’, que foi criado para demonstrar a viabilidade de eliminar a TB em áreas geograficamente contidas com tratamento apropriado e estratégias preventivas. Para agilizar o processo de identificação de casos, MSF implementou um sistema de detecção auxiliado por computador usando raios-x digitais. 

Nos distritos de Dushanbe, Vahdat e Norek, nossas equipes fornecem triagem e diagnóstico de tuberculose (TB) para detentos e funcionários em colônias prisionais e em um centro de detenção provisória. 

MSF também colabora ativamente com o programa nacional de TB e o Ministério da Saúde e Proteção Social da População para facilitar a implementação de regimes de tratamento mais curtos e totalmente orais para TB resistente e sensível a medicamentos. Todos os protocolos estão de acordo com as recentes   recomendações  da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Em maio de 2023, o Ministério e MSF sediaram conjuntamente um simpósio internacional sobre TB em Dushanbe. O objetivo foi desenvolver abordagens inovadoras para o tratamento e promover a distribuição mais ampla de novos medicamentos e ferramentas de diagnóstico. O simpósio contou com a presença de mais de 160 participantes de vários países da Europa Oriental e Ásia Central, bem como Índia e Líbia. 

Dados referentes a 2023

200

Pessoas iniciaram o tratamento para tuberculose multirresistente (TB-MDR)

164

Equivalente em tempo integral

4,4 milhões de euros

Despesas

Filtrar por