Em 2023, enquanto a guerra na Ucrânia continuava, Médicos Sem Fronteiras (MSF) forneceu suporte às autoridades de saúde, preenchendo lacunas críticas no atendimento, particularmente em áreas próximas às linhas de frente. 

Além de fornecer tratamento de emergência, nossas equipes desenvolveram projetos de reabilitação, incluindo cuidados para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e fisioterapia, para atender às necessidades de longo prazo dos pacientes. 

Em 2023, utilizamos trens-hospitais especialmente projetados para evacuar pacientes de áreas da linha de frente para locais mais seguros, onde eles poderiam receber o atendimento especializado   que precisavam. No final do ano, esse serviço foi desativado em razão de uma mudança de necessidades. Por outro lado,  nosso serviço de ambulância foi expandido para priorizar o atendimento de emergência. Dos   milhares de pacientes que encaminhamos, quase 60% foram tratados por trauma violento. 

Nossas equipes deram suporte ao departamento de emergência e às unidades cirúrgicas e de terapia intensiva nos hospitais Kostiantynivka e Selydove na região de Donetsk até o final de 2023. No entanto, devido à maior frequência e proximidade dos bombardeios, tornou-se inseguro manter uma presença contínua da equipe. Porém, conseguimos manter uma presença constante em um hospital na cidade de Kherson, dando suporte a traumas e cuidados cirúrgicos. 

O suporte à saúde mental continuou sendo um elemento fundamental da nossa estratégia de resposta. Em setembro, começamos a fornecer serviços psicoterapêuticos especializados para pessoas que apresentam sintomas de TEPT em uma unidade recém-criada na região de Vinnytsia. Em um abrigo administrado por organizações locais em Zernove, região de Kharkiv, fornecemos atendimento psicológico a pessoas que se mudaram da Rússia e de regiões na Ucrânia ocupadas pela Rússia. 

MSF também iniciou projetos de reabilitação precoce para feridos de guerra nas regiões de Cherkasy, Zhytomyr, Kiev, Sumy e Vinnytsia. Esses projetos empregaram uma abordagem multidisciplinar que inclui fisioterapia, suporte psicológico e cuidados de enfermagem. 

Continuamos a operar clínicas móveis, oferecendo uma gama abrangente de serviços, incluindo assistência médica primária, procedimentos cirúrgicos de emergência e tratamento para doenças crônicas, nas regiões de Kharkiv, Dnipro, Mykolaiv, Kherson e Donetsk, onde uma parte significativa de nossos pacientes era composta por idosos. 

Ao longo do ano, doamos medicamentos e suprimentos médicos para dezenas de unidades de saúde e realizamos treinamentos para profissionais de saúde e socorristas. 

Dados referentes a 2023

167.000

Consultas Ambulatoriais

717

Equivalente em tempo integral

21.900

Consultas individuais de saúde mental

31,4 milhões de euros

Despesas

1.300

Pacientes evacuados por trem

Filtrar por