Em Uganda, Médicos Sem Fronteiras (MSF) está preenchendo as lacunas na assistência médica para adolescentes e respondendo às necessidades de saúde do crescente número de refugiados que chegam ao país. 

Em 2023, o campo de Nakivale, no Sul de Uganda, recebeu um contingente enorme de refugiados, com mais de 30 mil pessoas deslocadas pelo ressurgimento do conflito entre as forças armadas e o grupo armado M23 no Leste da República Democrática do Congo. Ao longo do ano, nossas equipes operaram clínicas móveis, fornecendo assistência médica geral às pessoas abrigadas em circunstâncias extremamente precárias no acampamento. 

No distrito de Kasese, continuamos a administrar uma clínica dedicada aos adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, dentro de uma unidade do Ministério da Saúde. A clínica oferece uma ampla gama de serviços médicos, especificamente adaptados às necessidades dos adolescentes. Estes incluem informações sobre a saúde sexual e reprodutiva, com foco particular em adolescentes grávidas; tratamento para pessoas vivendo com HIV e anemia falciforme; além de suporte social e de saúde mental. 

Em 2023, concluímos a transferência de nosso programa em Arua às autoridades de saúde de Uganda e seus parceiros na sub-região do Nilo Ocidental. Por mais de 20 anos, nosso projeto forneceu cuidados para pacientes com HIV e tuberculose, bem como vítimas de violência sexual. Além disso, transferimos nossos programas de saúde mental e violência sexual nos assentamentos de refugiados de Imvepi e Omugo. 

Dados referentes a 2023

61.000

Consultas ambulatoriais

5.660

pessoas recebendo tratamento antirretroviral para o HIV

3.250

Consultas individuais de saúde mental

377

Equivalente em tempo integral

400

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

7,2 milhões de euros

Despesas

Filtrar por