Ao longo de 2002, Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoiou a resposta do Zimbábue aos surtos generalizados de cólera no país. Também realizamos projetos para preencher lacunas na assistência médica em Harare e Gwanda. 

Desde fevereiro de 2023, nossas equipes têm apoiado o Ministério da Saúde e Assistência à Criança na resposta a surtos de cólera nos distritos de Chegutu, Beitbridge, Buhera, Harare e Chitungwiza. Além de fornecer tratamento e suprimentos médicos, realizamos atividades de prevenção e controle de infecções, vigilância e conscientização, e implementamos medidas para melhorar as instalações de água, saneamento e higiene. 

Na capital, Harare, continuamos nosso projeto de saúde sexual e reprodutiva para adolescentes. Nossas equipes forneceram consultas em ambientes especialmente projetados para ​aos jovens na clínica Mbare e no centro juvenil Epworth, oferecendo tratamento para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem como aborto seguro e cuidados pós-aborto. O projeto também garante que adolescentes e jovens em Mbare tenham acesso à saúde mental e apoio psicossocial. 

Em outubro, lançamos um novo projeto no distrito de Gwanda, província de Matabeleland Sul, trabalhando com mineradores artesanais e comunidades anfitriãs. Por meio de uma clínica de comunitária, oferecemos uma gama de serviços, incluindo triagem e tratamento para ISTs e HIV, bem como planejamento familiar. 

Em junho, entregamos o projeto de saúde para migrantes que estávamos executando no Sul do Zimbábue ao Ministério do Trabalho Público e Bem-Estar Social e ao Ministério da Saúde e Assistência à Criança. Por cinco anos, fornecemos assistência médica e de saúde mental a migrantes e deportados na cidade fronteiriça de Beitbridge e em projetos satélites em Plumtree e no campo de refugiados de Tongogara. 

Dados referentes a 2023

5.380

consultas para serviços contraceptivos

93

Equivalente em tempo integral

520

Consultas individuais de saúde mental

4,4 milhões de euros

Despesas

96

mulheres receberam cuidados de aborto seguro

Filtrar por