Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.
Levamos cuidados de saúde a pessoas em extrema necessidade de ajuda humanitária. Atuamos em contextos de conflitos armados e guerras, epidemias e pandemia, desastres naturais e socioambientais e em situações de refúgio, migração e deslocamentos forçados.
Como organização médica, buscamos sempre oferecer o melhor tratamento disponível aos nossos pacientes. O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas…
A Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais para melhorar o acesso às tecnologias existentes (medicamentos, métodos de diagnóstico e vacinas) e para estimular o desenvolvimento de novas e acessíveis ferramentas urgentemente necessárias nos países em desenvolvimento em que MSF trabalha.
As principais atualizações sobre as atividades e os projetos de MSF ao redor do mundo.
Fique por dentro de tudo o que está acontecendo nos nossos projetos de ajuda humanitária e de saúde global.
Artigos de especialistas e profissionais que se manifestam em meio a injustiças e violações aos direitos humanos.
Assista aos vídeos sobre a atuação de Médicos Sem Fronteiras em seus projetos pelo mundo.
Conversas sobre nossa atuação e emergências de saúde, disponíveis também na sua plataforma de áudio preferida.
Relatórios e outros conteúdos das atividades de MSF e de crises médicas e humanitárias testemunhadas em nossos projetos.
O que vemos e registramos sobre a atuação de MSF e as populações assistidas ao redor do mundo em diferentes contextos.
Participe de nossas campanhas, séries, exposições e outros eventos, online e presencialmente, para apoiar e se informar sobre nosso trabalho.
Profissionais brasileiros relatam suas experiências em projetos de MSF em diferentes países.
O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas.
Doações constantes de pessoas como você nos permitem estar preparados para salvar vidas em diversos países. Seja um doador sem fronteiras!
Você pode contribuir com MSF de diversas maneiras, inclusive fazendo uma só doação, no valor que desejar.
Você pode fazer doações de grandes valores para MSF e, com isso, investir em nossas ações pelo mundo.
MSF conta com equipes que atuam nas ruas cadastrando doadores para apoiar nosso trabalho.
Você pode deixar um legado que faz a diferença, beneficiando MSF em seu testamento. Saiba como!
Você pode promover iniciativas solidárias para arrecadar doações para MSF, como festas, aniversários, leilões, eventos e outros.
Sua empresa pode se tornar doadora e nos ajudar a fazer a diferença para milhões de pessoas.
Você pode transformar seus pontos do programa Livelo em doações para MSF.
Conheça o espaço exclusivo para doadores de MSF.
Quarenta anos de MSF em Moçambique
Médicos Sem Fronteiras (MSF) completou quatro décadas de atuação médico-humanitária em Moçambique, onde fornecemos cuidados de saúde essenciais às comunidades em situação de vulnerabilidade. Em apoio às autoridades locais, nossas equipes atuam na resposta a emergências e ações que visam o fortalecimento do sistema de saúde do país.
Acompanhe a linha do tempo da atuação de Médicos Sem Fronteiras (MSF) no país:
Médicos Sem Fronteiras (MSF) torna-se a primeira organização médico-humanitária a atuar em todas as províncias de Moçambique durante o conflito armado.
MSF apoia a reconstrução do sistema de saúde pós-conflito e fornece resposta às epidemias de cólera e às inundações em Maputo, Gaza e Limpopo em 2000.
MSF começa a trabalhar com HIV/Aids.
Na cidade de Beira, MSF realiza a primeira campanha de vacinação contra o cólera, em colaboração com o Ministério da Saúde de Moçambique.
MSF lança o Grupo Comunitário de Apoio e Adesão para pessoas que vivem com HIV em Tete, para ampliar o acesso ao tratamento antirretroviral, priorizando a adesão ao tratamento e minimizando as distâncias de viagem dos pacientes para medicação e consultas.
MSF inicia, em Maputo, um projeto para prestar cuidados contra a tuberculose resistente a medicamentos. Neste ano, também respondemos às inundações na província de Gaza.
Nas cidades de Beira e Tete, MSF oferece tratamento e cuidados de prevenção do HIV a populações em risco, incluindo profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e mulheres transexuais.
MSF começa a tratar a hepatite viral em Moçambique e inicia o fornecimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) oral para prevenção do HIV em populações de risco em Beira e Tete.
Assistência em clínicas móveis para oferecer serviços de saúde no acampamento para pessoas deslocadas internamente em Espungabera e Manica.
MSF, em colaboração com o Ministério da Saúde de Moçambique, responde ao cólera com uma campanha de vacinação em Tete.
MSF inicia o programa de redução de danos para pessoas que usam drogas, com a abertura de um centro comunitário em Maputo.
MSF começou a trabalhar em Cabo Delgado em 2019, prestando cuidados de saúde a pessoas deslocadas pelo conflito ou regressando às suas casas. Neste ano, MSF também respondeu aos ciclones Idai e Kenneth, prestando apoio logístico e técnico ao Ministério da Saúde de Moçambique na campanha de vacinação contra a cólera para 900 mil pessoas, e no tratamento da doença. Além disso, a resposta de MSF se concentrou no tratamento da água, na desinfecção de fontes de água contaminada e na limpeza de poços.
MSF oferece cuidados primários de saúde, água e saneamento para pessoas deslocadas internamente na província de Cabo Delgado. Também inicia o programa de terapia de substituição de opiáceos (Metadona) para pessoas que usam drogas em Maputo.
MSF apoia o Ministério da Saúde na resposta à COVID-19 em Maputo, Beira e Pemba. MSF expandiu suas atividades em Cabo Delgado e continua prestando apoio à população deslocada pelos conflitos com serviços médicos, de saúde mental e água e saneamento.
MSF inicia colaboração com o Ministério da Saúde de Moçambique, na província de Nampula, concentrando-se em doenças tropicais negligenciadas, doenças transmitidas por vetores e na preparação para emergências, como cólera e desastres naturais.
No Centro de Tratamento de Cólera em Quelimane, na Zambézia, MSF trabalhou em conjunto com as autoridades de saúde e prestou apoio na gestão de casos de pacientes, treinamento da equipe médica e não médica, recrutamento de profissionais de apoio e doação de equipamentos médicos e medicamentos.
Profissionais de MSF forneceram primeiros cuidados psicológicos às famílias das vítimas do naufrágio na província de Nampula, ocorrido em abril, que deixou cerca de 100 mortos. O incidente aconteceu após rumores de um surto de cólera na comunidade de Lunga, que levou parte dos moradores a embarcar em um barco improvisado na tentativa de fugir para não contrair a doença.
MSF está em Moçambique há 40 anos, respondendo a emergências, incluindo surtos de doenças, prestando cuidados a pessoas que vivem com HIV em estágio avançado, ao mesmo tempo que trabalha na província de Cabo-Delgado, assolada por conflitos armados.