Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.
Levamos cuidados de saúde a pessoas em extrema necessidade de ajuda humanitária. Atuamos em contextos de conflitos armados e guerras, epidemias e pandemia, desastres naturais e socioambientais e em situações de refúgio, migração e deslocamentos forçados.
Como organização médica, buscamos sempre oferecer o melhor tratamento disponível aos nossos pacientes. O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas…
A Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais para melhorar o acesso às tecnologias existentes (medicamentos, métodos de diagnóstico e vacinas) e para estimular o desenvolvimento de novas e acessíveis ferramentas urgentemente necessárias nos países em desenvolvimento em que MSF trabalha.
As principais atualizações sobre as atividades e os projetos de MSF ao redor do mundo.
Fique por dentro de tudo o que está acontecendo nos nossos projetos de ajuda humanitária e de saúde global.
Artigos de especialistas e profissionais que se manifestam em meio a injustiças e violações aos direitos humanos.
Assista aos vídeos sobre a atuação de Médicos Sem Fronteiras em seus projetos pelo mundo.
Conversas sobre nossa atuação e emergências de saúde, disponíveis também na sua plataforma de áudio preferida.
Relatórios e outros conteúdos das atividades de MSF e de crises médicas e humanitárias testemunhadas em nossos projetos.
O que vemos e registramos sobre a atuação de MSF e as populações assistidas ao redor do mundo em diferentes contextos.
Participe de nossas campanhas, séries, exposições e outros eventos, online e presencialmente, para apoiar e se informar sobre nosso trabalho.
Profissionais brasileiros relatam suas experiências em projetos de MSF em diferentes países.
O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas.
Doações constantes de pessoas como você nos permitem estar preparados para salvar vidas em diversos países. Seja um doador sem fronteiras!
Você pode contribuir com MSF de diversas maneiras, inclusive fazendo uma só doação, no valor que desejar.
Você pode fazer doações de grandes valores para MSF e, com isso, investir em nossas ações pelo mundo.
MSF conta com equipes que atuam nas ruas cadastrando doadores para apoiar nosso trabalho.
Você pode deixar um legado que faz a diferença, beneficiando MSF em seu testamento. Saiba como!
Você pode promover iniciativas solidárias para arrecadar doações para MSF, como festas, aniversários, leilões, eventos e outros.
Sua empresa pode se tornar doadora e nos ajudar a fazer a diferença para milhões de pessoas.
Você pode transformar seus pontos do programa Livelo em doações para MSF.
Conheça o espaço exclusivo para doadores de MSF.
Ao longo das últimas décadas, imagens que reforçam estereótipos racistas foram utilizadas para retratar pessoas, em sua maioria negras, em situações de extrema necessidade. O reconhecimento de que essas pessoas são vozes ativas de suas próprias experiências e narrativas é urgente e, para isso, é imprescindível que aconteçam transformações na maneira de nos comunicarmos e de contarmos essas histórias. É hora de provocar uma verdadeira mudança na forma colonial, imposta pela ajuda humanitária, de se comunicar.
Nesta roda de conversa, convidamos seus participantes para discutir caminhos para uma comunicação antirracista baseada na ação humanitária e na prática social centrada nas pessoas e, assim, reconstruirmos uma nova narrativa que impacte a sociedade sem que sejamos um catalisador do racismo estrutural.
Participantes:
Renata Santos é psicóloga e atualmente preside o Conselho Administrativo de MSF-Brasil. Natural de Alagoas, ela já atuou em diversos projetos de MSF no exterior e também no Brasil. Esteve na Guiné durante a epidemia de Ebola, além do Afeganistão, Líbano e Iraque, entre outros países. No Brasil, trabalhou no apoio aos sobreviventes da tragédia de Brumadinho (MG) e com migrantes venezuelanos em Roraima.
Renata Reis é diretora executiva de Médicos Sem Fronteiras (MSF) – Brasil e doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Fez parte da Comissão COVID-19 da LANCET e trabalhou durante 8 anos como responsável de assuntos humanitários e advocacy em MSF Brasil e MSF Bélgica. Foi advogada da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA e coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da REBRIP. Além de advogada, Renata também é jornalista e tem experiência na área de direitos humanos, relações institucionais e governamentais, propriedade intelectual com ênfase em patentes, medicamentos e acesso a saúde cooperação internacional.
Bruna Rocha é jornalista, artista e professora da UFBA. Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Idealizadora e uma das coordenadoras da plataforma Semiótica Antirracista, através da qual realiza cursos, treinamentos e consultorias sobre discurso e relações raciais.
Isadora Salomão é soteropolitana, feminista negra, arquiteta e urbanista e mestra em desenvolvimento e gestão social. Atua como consultora em gestão social, há mais de 15 anos, junto a Organizações da Sociedade Civil (OSC) e movimentos sociais. Também é Coordenadora de Justiça e Direitos Humanos do MNU – Movimento Negro Unificado da Bahia, Defensora de Direitos Humanos há mais de 20 anos e Relatora de DH da Plataforma DHESCA.