Debate | Saúde mental e emergências humanitárias: como estamos nos preparando para a próxima crise?

Diante das chuvas, inundações, epidemias e outras emergências humanitárias que afetam cada vez mais a vida das pessoas e a saúde pública, há a necessidade imperativa de melhor nos prepararmos para mitigar e responder a essas emergências, antes que elas ocorram.  

Esse evento pretende promover um debate público com diferentes perspectivas de setores-chave como a gestão pública, a saúde indígena, movimentos sociais, instituições da área da saúde mental e universidades, em busca de caminhos para responder à pergunta: “Saúde mental e emergências humanitárias: como estamos nos preparando para a próxima crise?” 

Participantes: 

Renata Santos é psicóloga e atualmente preside o Conselho Administrativo de MSF-Brasil.  Natural de Alagoas, ela já atuou em diversos projetos de MSF no exterior e também no Brasil. Esteve na Guiné durante a epidemia de Ebola, além do Afeganistão, Líbano e Iraque, entre outros países. No Brasil, trabalhou no apoio aos sobreviventes da tragédia de Brumadinho (MG) e com migrantes venezuelanos em Roraima. 

Adriana Moura é natural de Candeias-BA, psicóloga especialista em Saúde Indígena e atualmente compõe o grupo de facilitadores do associativo de Médicos Sem Fronteiras Brasil como ponto focal do Nordeste. Adriana também é professora/mediadora do Projeto Tecendo Cuidados (UFBA /CNPQ) e trabalha como psicóloga clínica. Atuou em Médicos Sem Fronteiras na resposta às emergências durante a pandemia COVID-19 nos Amazonas e na Bahia, e na resposta às chuvas em Pernambuco e Bahia em 2022.   

Itaynara Tuxá é mulher indígena do povo Tuxá, de Rodelas-BA, e psicóloga de saúde indígena no Dsei Bahia, lotada no polo Base de Ilhéus. Além disso, é membra da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos(as) – ABIPSI e mestranda em Saúde da População Negra e Indígena – UFRB. 

Liliane Mascarenhas Silveira é diretora na diretoria da Gestão do Cuidado, Assistente social de formação, ela é também membro do Grupo Condutor da Rede de Atenção à Saúde do Estado da Bahia, Grupo Condutor Estadual da Política de Atenção às Pessoas Privadas de Liberdade e  conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social – Bahia. 

Ana Caroline Moura Cabral é psicóloga, conselheira do CRP-03, coordenadora da Comissão de Psicologia Emergências e Desastres e especialista em Psicologia Social/UESC. Além disso, é aluna externa do Mestrado da Fiocruz Brasília. 

  • Local: Auditório do DCV I – UNEB (Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula) 
  • Horário: 17h 
  • Gratuito, mediante inscrição. Sujeito a lotação.  
  • Acessibilidade: possui estacionamento próprio; acessível para pessoas com dificuldade motora. Haverá tradução em libras.  
  • Inscrições através do formulário. 
Compartilhar